Sobre

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

38 Comentários

  1. ALCIDES ALVES BARBOSA

    Sou empreendedor individual só q eu estou em debito gostaria de saber como regularizar minha situação, pois estive doente e parei de trabalhar espero resposta
    Alcides

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezado Alcides,
      Você precisa ir a uma agência do INSS mais próxima para fazer a perícia e ter direito ao benefício (auxílio doença). Entretanto, você precisa estar em dia com as contribuições.
      Você precisa emitir um novo DAS, no Portal do Empreendedor, e imprimir com a data em que você vai efutuar o pagamento para o sistema calcular a multa e juros. Apenas no Portal do Empreendedor você consegue fazer isso.
      Qualquer dúvida, basta retornar.
      SMoura

      Responder
  2. Adriana Lopes

    Bom Dia, Sou empreendedor individual tenho dois documentos em aberto, já entrei no site do portal e imprimi com a data para efetuar o pagamento hoje, após o pagamento ser efetuado, quanto tempo leva para ficar em dia e poder atender órgão público?

    Obrigada
    Adriana

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezada Adriana,

      Não existe impedimento para o EI tal qual outras empresas. No momento que você está em dia, automaticamente (quando o sistema reconhecer o pagamento) você poderá realizar serviços para órgãos públicos.

      Leia o que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (da qual o Empreendedor Individual faz parte) diz (pelo menos o que está mais próximo):

      O Art. 42 diz que nas licitações públicas, a comprovação de regularidade fiscal das microempresas e empresas de pequeno porte somente será exigida para efeito de assinatura do contrato.

      Art. 43. As microempresas e empresas de pequeno porte, por ocasião da participação em certames licitatórios, deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

      § 1º Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

      § 2º A não-regularização da documentação, no prazo previsto no § 1º deste artigo, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

      Espero ter ajudado.

      Abs,

      SMoura

      Responder
  3. Clairto Pereira de Ornelas

    Os empreendedores individuasi podem participarem de licitaçõs de obra, e o registor no CREA como fica?

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Caro Clairto,
      O Empreendedor Individual pode participar de licitação. Entretanto, terá que cumprir todos os requisitos exigidos no edital e, se este fizer a exigência, geralmente na comprovação de capacidade técnica, o EI terá de cumprir.
      Espero ter ajudado. Fique a vontade para manter contato e tirar mais dúvidas.
      Abs,
      SMoura

      Responder
  4. WENDELL CHAGAS

    Sou empreendedor individual. Para participar de uma licitação estou precisando de uma certidão negativa de débito da prefeitura de minha cidade. Gostaria de saber se a prefeitura me fornece uma certidão negativa de débito ou uma certidão de não contribuinte?

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezado Wendell,
      Você precisa e tem direito à Certidão Negativa, sim. Você é contribuinte (lembre-se: você paga R$ 5,00 de ISS ao município, caso de serviço, e/ou R$ 1,00 de ICMS ao Estado, caso de comércio e/ou indústria).
      Desde o dia 04/01/2012, as empresas que participam de licitação devem apresentar além das certidões de regularidade Fiscais, Trabalhistas e previdenciárias a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT, essa determinação foi instituída pela Lei nº 12.440, publicada no Diário Oficial da União de 08 de julho de 2011 e que criou essa nova certidão.
      Esta nova certidão será emitida desde que a empresa não possua débitos inadimplidos decorrentes de sentença judicial transitada em julgado na Justiça do Trabalho, ainda que por acordo. Importante firmar que se trata de qualquer tipo de débito, incluindo recolhimentos previdenciários, honorários advocatícios, custas, emolumentos e recolhimentos determinados em lei. Trata-se da Lei nº 12.440/11.
      Oportunidade não espera, esteja preparado para tudo e vender para o Governo, maior comprador que ha, é uma receita que não pode ser desprezada.
      Mantenha-se atualizado com sua situação fiscal.
      Sites onde pode obter certidões:

      Receita Federal
      http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?Tipo=1

      INSS
      http://www010.dataprev.gov.br/CWS/CONTEXTO/PCND1/PCND1.HTML
      Ou
      http://www010.dataprev.gov.br/CWS/CONTEXTO/CONCPD/CONCPD.HTML

      FGTS
      https://webp.caixa.gov.br/cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp

      Alguns estados e municípios também disponibilizam em seus sites Certidões de Regularidade veja exemplo:
      Prefeitura de São Paulo
      http://www3.prefeitura.sp.gov.br/certidao/ctm_imp01.asp

      Responder
  5. José Wellington

    Preciso da CND para poder adiquerir o catão BNDES, mas no potal da receita quado informo o meu número de CNPJ ele reconhece mas na hora de solicitar ele diz que estou com pendências.
    Eu estou em dias com a previdência, estou pagando a DAS normalmente.
    Eu preciso ir atá a receita só para ativar este serviço?

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Olá, José Wellington!!
      Só a Receita poderá ajudar você (já que não é possível descobrir/saber quais pendências são essas) e você afirma estar todo regular (pois um dos motivos poderia ser o não pagamento da DAS)…
      Por ora, faça o agendamento pelo site da Receita Federal.
      Abs,
      SMoura

      Responder
  6. Rodrigo

    Bom dia,

    Quando tento tirar a CND aparece que não foi possível devido à pendências. Porém, a empresa não tem funcionários. É normal?

    abraços

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezado Rodrigo,
      Você precisa fazer o cadastro na Caixa Econômica Federal (não precisa ser correntista do banco). Basta levar suas documentações e da empresa. Para ter acesso à CND, não precisa ter funcionário. A mensagem de pendência se deve ao cadastro mesmo.
      Abraço e sucesso!!
      SMoura

      Responder
  7. Alexandre

    Preciso emitir a CRF – FGTS e não estou conseguindo pelo site, já fui até a agencia da caixa e me informaram que teria que fazer um procedimento via internet no qual não existe, gostaria de saber como faço para fazer o cadastramento na caixa e emitir a CRF- FGTS

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezado Alexandre,
      Se você nunca cadastrou o CNPJ da empresa (na Caixa Econômica Federal), não vai conseguir emitir a Certidão Negativa mesmo; o que provavelmente é o que está acontecendo. Isso aconteceu comigo também. Até que um dia encontrei um funcionário da Caixa disposto a me ajudar.
      Levei a documentação da empresa e pedi para fazer o cadastro (na Gerência de Pessoa Jurídica da Caixa); 24 horas depois já podemos acessar o https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp e emitir.
      Sucesso!!
      Abs,
      SMoura

      Responder
  8. TIAGO

    OLA ESTOU QUERENDO PARTICIPAR DE UMA LICITACAO DA PREFEITURA NA MINHA CIDADE. MANUTENCAO DE COMPUTADORES, MAS EU AINDA VOU VIRAR UM (EI) E A LICITACAO E EM DEZEMBRO SERA QUE DARIA TEMPO? E EU POSSO PARTICIPAR.

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezado Tiago,
      A probabilidade é muito baixa. A Receita Federal pede um prazo em torno 30 dias para reconhecer o CNPJ cadastrado como Empreendedor Individual (e enviar esses dados para diversas instituições, tipo: Junta Comercial, Secretaria da Fazenda do Estado, Prefeitura, bancos, dentre outros). Além disso, todas as outras documentações exigem um prazo também.
      Recomendo que avalie e conheça o Empreendedor Individual a fundo para saber se você se enquadra. Feito isso, acho que não custa nada tentar!! Vai que essa licitação é adiada… Enfim!
      Abs,
      SMoura

      Responder
  9. Vera

    Estou precisando de CND de contribuições previdenciárias, como todos acima mostra pendência embora eu não tenha funcionários. Sei que a única forma é indo na Receita Federal mas as duas unidades da minha cidade estão com agendamento pelo site esgotado, o que posso fazer?!

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezada Vera,
      Você já emitiu alguma vez a CND de Contribuições Previdenciárias? Lembre-se que ela tem seis meses de validade. Caso queira uma segunda via da certidão, acesse o site da Receita (Menu EMPRESA, Menu CERTIDÕES e tópico “Certidão relativa a Contribuições Previdenciárias (CNPJ e matrícula CEI)“). Caso negativo, clique em EMITIR CERTIDÃO. Se não resolver, realmente você terá que ir na Receita Federal.
      Como você tem pendência, entre no site da Caixa Econômica e baixe o programa SEFIP para fazer a GFIP SEM MOVIMENTO. É fácil e vai resolver seu problema. Segue o link: http://www.caixa.gov.br/pj/fgts/sefip_grf/index.asp# e http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp?subCategId=631&CategId=125&subCateglayout=SEFIP/GRF&Categlayout=FGTS
      Sucesso!!
      Abs,
      SMoura

      Responder
  10. Eliane cristina

    Sou do MEI, não tenho funcionário registrado como faço para participar de licitação qual a documentação certa
    Aguardo retorno urgente !
    Eliane

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezada Eliane,
      O edital é quem diz a documentação. Entretanto, posso te adiantar os principais:

      Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ – http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp
      Comprovante de regularidade junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – http://www010.dataprev.gov.br/CWS/CONTEXTO/CNDFISCO/CNDFISCO.HTML
      Comprovante de regularidade junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS/CEF) – https://webp.caixa.gov.br/cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp
      Comprovante de regularidade quanto a tributos e/ou contribuições junto à Secretaria da Receita Federal e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – http://www.receita.fazenda.gov.br/Certidoes/pessoajuridica.htm
      Comprovante de regularidade quanto a tributos e/ou contribuições junto à Secretaria da Receita Estadual, quando houver.
      Comprovante de regularidade quanto a tributos e/ou contribuições junto ao Fisco Municipal.

      Sucesso!!
      Abs,
      Smoura

      Responder
  11. Roberto

    Parabéns pelo tópico, no caso para licitações o MEI pode ser representado por outra pessoa com respaudo de uma procuração registrada em cartório !

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezado Roberto,
      O edital é quem diz se pode ou não. Caso não esteja explícito, vale a pena entrar em contato com a instituição pública.
      Abraço e sucesso!!
      SMoura

      Responder
  12. Luciana

    Olá! Sou MEI (Cabeleireira) e não possuo nenhum funcionário. Quero fazer o cartão BNDES e eles pedem Certificado de Regularidade do FGTS. No site da Caixa dá a mensagem”Empregador não cadastrado”. O que eu preciso fazer para obter a CRF?

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Olá, Luciana!
      Você deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e procurar o setor de PJ. Leve o certificado do MEI e seus documentos pessoais para que ele possa fazer o cadastro. (mesmo não tendo funcionário, pois o cadastro é da empresa). Ele também poderá informar em quanto tempo vai estar disponível o Certificado de Regularidade.
      Sucesso!!
      SMoura

      Responder
  13. Arlisons

    Boa noite,

    Sou MEI e estou participando de uma licitação na minha cidade, porem fui desclassificado por não apresentar O CRF do fgts, consegui tirar todas as CND`s, mas quando tendo tirar o CRF na consultra mostra outra empresa com o meu CNPJ, o que pode ter acontecido??? Quem errou?Receita Federal ou Caixa economica Federal

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Olá, Arlisons!!
      Provavelmente a Receita Federal. É interessante procurá-la para resolver esse problema.
      Sucesso!!
      SMoura

      Responder
  14. MEU NOME É VALMIR LEMES XAVIER

    MEU NOME É VALMIR LEMES XAVIER ; SOU EMPREEMDEDOR INDIVIDUAL HÁ 2 ANOS EU TRABALHO NA AREA DA CONFECÇÃO EU MESMO COSTURO AS ROUPAS MÁS DESCOBRI UM PROBLEMA NA COLUNA E SINTO MUITAS DORES O QUE EU FASSO?VA

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezado Valmir,
      Você deve procurar o INSS. Lá, provavelmente terá que passar por uma perícia para saber se tem direito a algum benefício.
      Abraços e sucesso!!
      SMoura

      Responder
  15. ADRIANO AMADO PEREIRA

    Preciso solicitar uma linha de crédito como MEI, favor informar o que nec essito para tanto?
    Obrigado
    Adriano

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezado Adriano,
      É importante ir no banco que você é correntista para saber mais a respeito. Cada banco tem seus critérios.
      Abraços e sucesso!!
      SMoura

      Responder
  16. Rodrigo Gomes Rodrigues

    Bom dia,

    Trabalho em uma empresas de coleta e tratamento de resíduos e estou contratado empresas MEI, qual a documentação (respaldo legal) uma empresa pode exigir de um MEI ao realizar a contratação do mesmo para prestação de serviço?

    Atenciosamente,

    Rodrigo Gomes

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezado Rodrigo,
      Se esses ‘prestadores de serviço’ tiverem uma relação com você de habitualidade, subordinação, onerosidade (por exemplo), eles têm vínculo empregatício; não adianta querer que saia mais barato, pois no médio prazo sairá muito mais caro. Lembre-se que a justiça trabalhista é muito pró-empregado. A prestação de serviço de diversos MEI requer atenção, pois diversos empresários estão se utilizando desse recurso e perdendo depois na justiça (o funcionário exige o vínculo empregatício). Como ‘cada caso é um caso’, sugiro que busque pessoas (advogados) com domínio na questão trabalhista para não ter problema.
      Sucesso e abraços!!
      SMoura

      Responder
  17. Fábio

    Olá. Para a Administração Pública contratar um MEI é necessário exigir certidão de regularidade fiscal – INSS e FGTS? E se ele não tiver, terá, obrigatoriamente, que tirar? Obrigado.

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezado Fábio,
      Sim para todos seus questionamentos.
      Sucesso e abraços!!
      SMoura

      Responder
  18. alexandre

    ola, me cadastrei no EI em fev2013 e nao paguei nenhuma mensalidade do DAS e quero pagar a partir de agora, tenho que pagar todas de uma só vez ou posso pagar parcelado para ter acesso a cnd do inss

    desde já agradeço

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Prezado Alexandre,
      Você precisa, no mínimo, agendar os pagamentos.
      Sucesso e abraços!!
      SMoura

      Responder
  19. Douglas Adriano Tavares Gomes

    Boa Noite!
    Estive lendo algumas duvidas acima, bastante interessante. Se possível, peço que solucione as minhas.
    1-Posso abrir o MEI estando com carteira assinada ?
    2-Trabalho na Prefeitura do RJ e lá exigimos das empresas as certidões da CAIXA, CND e Conjunta, tenho direito a essas sendo cadastrado no MEI ?
    3- Posso montar o escritório em casa , necessariamente terá que ser própria e no meu nome (o imóvel) ?
    4-Se eu abrisse no nome da minha mãe e continuar no meu emprego e caso de certo quiser transferir para o meu nome, é possível ?

    Responder
    1. Stêvenis Moura

      Olá, Douglas!!
      1- Poder, pode. Você apenas precisa ficar atento, caso seja demitido (se você for indicado na prefeitura, não um concursado), pois perderá o benefício do auxílio desemprego. (já que você tem outra fonte)
      2- Sim. Porém você deve estar atento, pois se você for servidor público (Prefeitura do Rio de Janeiro), você não poderá ser MEI. (já que você como MEI terá 100% das quotas da empresa, o que não é permitido por lei)
      3- Sim. Não precisa ser própria não, até porque é muito simples fazer a alteração de endereço.
      4- É possível fazer a migração do MEI para outro regime de tributação, sim; a partir daí você entra na sociedade. Porém, transferência de CNPJ de um MEI para outra pessoa, não.
      Espero ter tirado suas dúvidas. Qualquer coisa, basta entrar em contato.
      Abraços!!
      SMoura

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>