Como Adquirir o Número de Identificação do Trabalhador (NIT)

Por vezes, alguns Empreendedores Individuais nos procuram se queixando da dificuldade para requerer algum benefício no INSS, por desconhecerem seu NIT (Número de Identificação do Trabalhador) perante a Previdência Social. Por incrível que pareça, essa informação não é obtida através da Central de Atendimento da Previdência (fone 135).

No entanto, é possível obtê-lo na Internet (instrução logo abaixo). Esse procedimento é originalmente utilizado para que o contribuinte possa inscrever-se perante a Previdência, ou seja, para que possa requerer seu NIT, caso ainda não possua. Porém, quem já trabalhou com carteira assinada, ou é Empreendedor Individual, já é inscrito; portanto já possui um NIT. Nesse caso, na tentativa de requerer uma coisa que já existe, o site retornará mensagem informando que os dados dessa pessoa já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais e consequentemente informará o Número de Identificação do Trabalhador vinculado a ela.

 Abaixo, as instruções para realizar o procedimento:

1) Acesse o site do DATAPREV: http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html;

2) Clique em “INSCRIÇÃO”;

3) Preencha os seguintes campos: Nome Completo; Data de Nascimento; Nome da Mãe; Nº. CPF; e Nº. RG;

4) Preenchido esses dados, clique em “CONFIRMA”.

5) Na tela seguinte, aparecerá a seguinte mensagem (exemplo):

 Sr(a) contribuinte:

Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize o seu Número de Identificação – NIT – para efetuar recolhimentos.

NIT
0.000.000.00-0
NOME DO CONTRIBUINTE