Como não há ampla divulgação de como implantar o código de barras nos produtos, muitos empresários não sabem como consegui-lo, o que acarreta, muitas vezes, na perda de venda, pois alguns pontos comerciais só aceitam produtos que possam ser rastreados (ou seja, que possuam o código de barras).
O código de barras nada mais é do que o CPF do produto. Trata-se de uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos, cuja decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner (o leitor de código de barras), que emite um raio vermelho que percorre todas as barras.
Esse código permite velocidade na comercialização dos seus produtos e precisão nas suas informações. Através de uma leitura mais rápida e eficiente dos dados, esse sistema permite um maior controle das entradas e saídas, bem como aumento nas vendas e redução de custos.
Se você necessita ganhar competitividade e agilidade nas operações da sua empresa, não deixe de conferir as informações para aquisição do código de barras abaixo.
A GS1 Brasil é a única organização responsável pela atribuição da Licença para Codificação de Itens Comerciais (código de barras) e atende de micro a grandes empresas e empreendedores individuais em todo o Brasil com soluções aplicadas mundialmente.
Muitas empresas cobram muito dinheiro para fazer isso para o empresários. Aqui, você encontra a informação gratuitamente e só vai pagar o que é devido à GS1!! Vamos para os passos:
- Você deve acessar o seguinte portal: https://www.gs1br.org. Clique em “preciso de um código de barras”. (ou clique aqui)
- Faça seu cadastro com os dados da sua empresa.
- Envie os documentos da sua empresa por e-mail, por fax ou pelos Correios.
- Faça o pagamento do boleto. (valores estão abaixo).
- 1. A taxa de inscrição de R$ 390,00 (para qualquer faixa de faturamento) está incluída no 1º pagamento.
- 2. Tabela vigente a partir de 01 de janeiro de 2015.
Atenção! Após 6 (seis) meses de Filiação, será cobrada a primeira anuidade de acordo com sua categoria de faturamento.
A tabela de preços abaixo é para o uso global (em todos os países) do código de barras.
Após o pagamento, a licença do prefixo GS1 é atribuída e enviada ao solicitante por meio de e-mail e correio.
Assim, você terá acesso ao Cadastro Nacional de Produtos - CNP. Esse cadastro é uma ferramenta online desenvolvida pela GS1 Brasil para auxiliar as empresas no registro de seus produtos, facilitando a gestão e o controle da numeração de mercadorias e impressão do código de barras.
- Conta Pessoal x Conta da Empresa – Planilha para Controle das Finanças Pessoais
- Planilha Fluxo de Caixa – Controle o Caixa da Empresa
Abaixo, temos um passo a passo para o registro do produto:
Identificação das Caixas
Para gerar o código de barras para as caixas (que levarão os produtos), utilize o código GTIN-14. Ele possui 14 dígitos e é indicado para impressão em substrato de baixa qualidade, pois garante uma melhor leitura.
Como não podem ser utilizados para identificar itens que cruzarão um ponto de venda, são geralmente utilizados para itens comerciais onde se requer impressão diretamente nas caixas. os principais benefícios são: identificar diferentes grupos de embalagem logística de um mesmo item; preservar a capacidade de numeração dos Prefixos GS1 de Empresa; e o código GTIN-14 é o mais indicado para impressão em substrato de baixa qualidade.
Identificação dos Paletes
No caso dos paletes, o Suporte de Dados GS1-128 é o padrão ideal. O código de barras GS1-128 pode conter todas Chaves de ID GS1, e também as informações variáveis, como números de série, datas de validade, ou medidas e também de algo muito importante como o número de lote de produção.
É uma simbologia linear alfanumérico, com a vantagem de ser mais comprimida que outras tecnologias lineares. O GS1-128 não pode ser utilizado para identificar itens cruzando um ponto de venda de varejo. Em vez disso, sua função principal está no setor de transporte e logística e no setor de saúde.
O código de barra GS1-128 assumiu importância consideravelmente maior nos últimos anos, devido aos requisitos crescentes de rastreabilidade mais rigorosa de produto; de fato, uma etiqueta de transporte com um código de barra GS1-128 sobre o produto é o ponto central de qualquer sistema de rastreamento baseado em padrões globais.
O GS1-128 é flexivelmente configurável, tornando-o totalmente adaptável a uma grande variedade de necessidades e casos de uso. Pode ser lido com diversos leitores óticos a laser comercialmente disponíveis.
- Erros Mais Comuns dos Empresários
- A Estratégia da Pesquisa de Mercado: o Caso de um Mercadinho
- Quanto Custa Manter um Empregado?
Receba gratuitamente o e-book “6 Passos para Construir uma Empresa de Sucesso”
Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.
Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Comente também abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.