Você sabe como escolher um ponto comercial? Para algumas atividades do varejo, a escolha do ponto comercial pode representar por até 70% do resultado do negócio. Os cuidados na seleção do local exigem do empresário um bom conhecimento do empreendimento escolhido. Vale salientar que a localização não pode ser analisada isoladamente.
Existem vários fatores que contribuem na análise; um deles é o conhecimento do cliente, onde ele está e o que quer, como e quando compra. É necessário manter-se atento às peculiaridades de cada tipo de negócio e pesquisar bastante. Conheça alguns aspectos comuns aos empreendimentos de modo geral:
Objetivos da empresa
Os objetivos do negócio podem facilitar ou dificultar a entrada da empresa em determinados bairros ou cidades. A caracterização de um bairro também pode se chocar com os objetivos da empresa.
Recursos disponíveis
Os recursos disponíveis são orientadores da localização. Compra ou aluguel? Reformas expressivas? Localização em bairros ou shoppings centers? Franquias? Inicialmente estas questões são respondidas pela disponibilidade de caixa, passando depois pelas demais análises. No momento de realizar a pesquisa é necessário que o empreendedor tenha claro suas disponibilidades e limitações.
Tipo de mercadoria e sistema de trabalho
As cidades e os bairros têm suas necessidades, verifique se o tipo de mercadoria e o sistema de trabalho oferecidos vão ao encontro dos anseios.
Concorrência
Analisar a concorrência pode fornecer dois subsídios especiais:
1º) Indicação de saturação do mercado, que é um sinal vermelho;
2º) Indicação de atração cumulativa, ou seja a proximidade de vários competidores pode atrair mais clientes para aquela localidade. O importante e sobressair-se no mercado.
A potencialidade do mercado
A potencialidade do mercado deve considerar os itens: renda, número de carros por habitante, recolhimento do ICMS, estilos residenciais e comerciais, consumidor potencial, localização dos investimentos e peculiaridades locais.
A tendência da população
Identificar tendências de crescimento da população ou a expansão de novas regiões da cidade.
Hábitos e atitudes do consumidor típico
A partir da análise da população chega-se ao ponto específico: o consumidor. É fundamental para o empreendedor saber se o seu consumidor ali está. Conhecer estes aspectos moldará sua empresa: na estética, nos produtos, nos serviços básicos e no valor agregado.
Características ambientais e econômicas
Facilidade de acesso, energia, telefone, água, esgoto, existência de obras públicas demoradas, urbanidade do local e em alguns casos até a vontade política.
Disponibilidade de locais para a abertura de lojas
Antes de começar o estudo verifique se há lojas ou espaços para venda ou locação. Existindo, se está dentro da sua disponibilidade. De nada adiantará toda a análise e definição como localização ideal se não houver disponibilidade ou capital.
Acerte no ponto
Um fator decisivo para a escolha é a análise do "tipo de negócio", que se pretende montar e se ele estará mais direcionado para "de rua" ou "de shopping center" ou até de ambos. Por isso, torna-se muito importante também, analisar o perfil do consumidor (público alvo) que se quer atender com o mix dos produtos da loja.
Hoje, agregar valor é básico, até mesmo na localização, a proximidade a outros serviços como chaveiros, ponto de táxi, correio, banco 24 horas e até mesmo supermercados, poderá ser uma associação interessante.
De olho na rua
Dizer que uma rua movimentada é o melhor local, pode ser precipitado. Para alguns empreendimentos certamente, para outros nem tanto. Se o seu potencial cliente é de alto poder aquisitivo, certamente não será interessante circular em ruas muito movimentadas.
Saiba ler o movimento. Muitas vezes a exigência do seu empreendimento é um local movimentado, e o movimento considerado na observação apressada como intenso pode ser falso, caso dos corredores de ônibus, avenidas de escoamento, onde o movimento se dá em velocidade alta e estressante, não havendo tempo para a observação.
A análise do movimento deve ser feito em dias e horários diversos, não poderá haver precipitações, verifique os hábitos de quem transita, e se os horários de movimento coincidem com a utilização de sua loja ou serviço. Evite entradas rebaixadas em relação à calçada, os degraus normalmente dificultam o acesso. Mantenha-se afastado de parques e praças mal iluminadas, a segurança do cliente é muito importante.
Seu vizinho
Sempre que possível, escolher a vizinhança é um ponto positivo. Instalar-se em locais onde é impossível a colocação de outras lojas ou serviços, deve ser visto com muito cuidado, o isolamento pode causar problemas. Mesmo em locais concorridos, analise quem vai ser o seu vizinho, a incompatibilidade com alguns serviços é notável e afasta o cliente. Imagine uma loja de perfumes ao lado de uma peixaria.
Na comercialização de produtos ou serviços para crianças ou adolescentes, verifique se o ambiente na volta é saudável, caso contrário poderá causar inquietação aos pais de seus clientes. Os pontos de ônibus têm um caráter especial.
Para lojas que vendem produtos de alta circulação e baixos valores, os terminais são recomendados; já um ponto de ônibus em frente à loja que vende produtos e serviços de maior valor aquisitivo poderá ser prejudicial, desvalorizando o empreendimento.
De olho no shopping
Vários aspectos devem ser estudados e analisados, a saber: o empreendedor tem de estar ciente das práticas usuais de negociação com as administrações dos shoppings sobre o contrato de locação e o investimento no ponto.
A locação que normalmente abrange aspectos não tão claros como as luvas (legalmente não pode ser cobrada, mas sempre se cobra e sem o documento comprobatório do pagamento), o aluguel mínimo, o aluguel complementar (um percentual sobre o faturamento), o fundo de promoção, o condomínio e outras taxas.
Levando-se em conta estes itens, conclui-se que os custos de um ponto em shopping, com certeza serão sempre maiores do que aqueles de um ponto de rua. No entanto, quanto aos itens agregados ao local: segurança, área de lazer, estacionamento e clima interno (meio ambiente), o ponto de shopping, evidentemente, terá sempre vantagens sobre outros.
Em galerias e shoppings, fuja dos finais de corredor, último andar e outros locais de pouca movimentação. Localizar-se perto das escadas rolantes, das praças de alimentação e das lojas âncoras é mais interessante.
Vale ressaltar
Embora importante, não é apenas o ponto que garante o sucesso de um negócio, pois o sucesso faz parte de um conjunto, a saber: o composto de atendimento, o preço dos produtos, as condições de pagamento, a qualidade dos produtos, a decoração da loja, as vitrines, a visibilidade do ponto, dentre outros.
Um bom ponto, portanto, deve principalmente fazer a sintonia do tipo de negócio com o seu público alvo, pois é o primeiro esforço de marketing da empresa e um dos itens fundamentais para influenciar negativa ou positivamente os resultados do empreendimento.
Fonte: SEBRAE/PR
Receba gratuitamente o e-book “6 Passos para Construir uma Empresa de Sucesso”
Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.
Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Faça também seus comentários abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube .