Segue dica de como organizar o layout de um supermercado (ou loja). Matéria publicada pelo SEBRAE/SP.
Entrada
A porta de entrada deve facilitar ao máximo o acesso. Sua largura mínima deve comportar a passagem de cadeira de rodas. Se tiver que permanecer fechada, é melhor que seja de vidro para que o cliente possa visualizar o interior da loja. A porta mais indicada é a dupla, com uma folha abrindo para dentro e outra para fora, com os avisos “empurrar/puxar” bem visíveis. É bom pensar também na circulação dos carrinhos de compras evitando desníveis no piso, o que facilita também o acesso aos usuários de cadeira de rodas.
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Estoque
A área destinada ao estoque deve estar prevista no layout, de acordo com as necessidades do negócio e o tipo de produto, perecível ou não. Ele deve estar em local acessível para abastecer a área de vendas e não pode subtrair espaço de exposição e vendas.
Essa talvez seja a principal variável para o sucesso do supermercado, pois tanto pode ajudar a levantar seu estabelecimento, quanto derrubá-lo. Um bom software para controle do estoque resolve muito bem. É necessário que possua fichas personalizadas e consultas por todos os campos, além de um sistema multiusuário, com total controle sobre as permissões de acesso de seus usuários. Além de cadastro de produtos, curva ABC, movimento de entrada e saída de produtos, com quantidades e preços, ele gera relatórios gerenciais e indica estoque mínimo e máximo.
Espaço
Não importa as proporções da loja, o espaço parecerá apertado se os móveis ocuparem mais de 40% da área. Se a loja for pequena, existem algumas soluções engenhosas, como recursos de iluminação, pintura em cores claras e espelhos que aumentam a sensação de espaço e a luminosidade.
Circulação
Uma circulação confortável no interior da loja requer corredores amplos, planejados como vias de mão-dupla e que propiciem uma visão plena dos produtos. Para evitar atropelos entre clientes ou desencontros entre consumidores e vendedores, o percurso do cliente na loja pode ser previamente delineado, visando o melhor fluxo de circulação.
Sinalização
Uma boa sinalização contribui para orientar a circulação. Ela pode ser em forma de cartazes e setas para que o cliente as enxergue de qualquer ponto.
Exposição dos Produtos
Uma exposição organizada não é só uma questão de bom senso. É claro que os perecíveis requerem uma seção refrigerada e que alimentos não combinam com produtos de limpeza. Juntar e separar mercadorias também é uma forma de organizar o fluxo, despertar o interesse do cliente e induzi-lo à compra.
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- Como Montar um Pet Shop
- Como Montar um Restaurante
- Como Montar um Salão de Beleza
- Como Montar uma Loja de Roupa
- Como Como Montar uma Lanchonete
- Como Montar uma Academia de Ginástica
- Como Montar uma Casa de Festas
- Como Montar um Centro de Estética
Área de Vendas
É fundamental garantir ao vendedor um espaço confortável para ter acesso à mercadoria e atender o cliente sem constrangimento.
Fachada
É um excelente meio de oferecer uma visão positiva da loja. Deve ser a mais adequada possível ao público que pretende atrair e aos produtos e serviços que tem a oferecer.
Prateleiras
Devem estimular sua curiosidade e interesse.
Caixa
Deve ser discreto para não desviar a atenção do cliente da área de vendas e suficientemente visível para que não tenha dificuldade de achá-lo na hora de pagar.
Circulação
A mais livre possível, sugerindo ao cliente a melhor direção para examinar as mercadorias, sem nada que desvie seu interesse dos produtos expostos, sobretudo daqueles aos quais se quer dar maior destaque.
Administração
Planeje o espaço para que as tarefas e o fluxo de documentos administrativos acompanhe a velocidade das vendas. O conselho vale para lojas de pequeno porte, nas quais uma parte do balcão substitui essa área.
J. Parente, no livro Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia, cita os fatores de apresentação da loja externa que influenciam a visão do consumidor.
Posição da loja
- Visibilidade da Loja: Atrai novos consumidores, reforça a lembrança no mapa mental dos consumidores que veem a loja.
- Compatibilidade com o ponto: Deve-se buscar a compatibilidade através da adequação do tamanho da loja, da harmonia arquitetônica e de material de construção com as demais edificações da imediação.
- Conveniência do consumidor: Espaço para estacionamento, facilidade de acesso, de manobra e de saídas para carros, conveniência e segurança aos pedestres.
Arquitetura da Loja
- Motivo arquitetônico: Deve transmitir uma imagem positiva e comunicar a impressão desejada com relação ao posicionamento da loja.
- Facilidade promocional: O estilo arquitetônico e especialmente a fachada da loja devem despertar a atenção do consumidor, comunicar a linha de produtos do varejista, assim como servir de divulgação de informação e promoção da loja.
- Tipos de fachada: Frente reta: vantagem o melhor aproveitamento do espaço interior da loja e como desvantagem a menor atratividade e certa monotonia. Frente angulada para fora: vantagem maior visibilidade, chamando mais atenção e como desvantagem diminui a área da loja. Frente arcada para dentro: vantagem o maior espaço para exposição externa e maior conforto para o consumidor e, como desvantagem a redução do espaço interno das lojas.
- Entrada da loja: Deve estimular o consumidor a entrar na loja e garantir segurança conforto e conveniência. Uma boa iluminação, piso plano são características desejáveis para as entradas das lojas.
Comunicação - Placas e Totens
- Placas com identificação da loja: A placa deve ter tamanho, forma, cor e iluminação que ajudem a despertar interesse e convidar o consumidor a entrar na loja. A placa serve também para comunicar informações valiosas, tais como o funcionamento da loja.
- Totens com a logomarca da loja: Totens ajudam a reforçar a visibilidade das lojas, estilizando a sua marca, sinaliza a presença da loja, mesmo para visitantes distantes.
A Revista Galileu produziu o vídeo abaixo contando alguns ‘truques’ presentes em qualquer supermercado:
- Erros Mais Comuns dos Empresários
- A Estratégia da Pesquisa de Mercado: o Caso de um Mercadinho
- Quanto Custa Manter um Empregado?
Leia também os 10 mandamentos para gastar menos no supermercado (que podem ser facilmente adaptadas por você, empresário, para estimular o consumo no seu estabelecimento). Fonte: IG.
1 – Irás aos mesmos supermercados
Procure ser fiel ao supermercado, ou pelo menos à rede: saber onde as coisas estão pode te ajudar. Parece estranho, mas saber exatamente onde fica cada produto vai te ajudar muito a evitar as compras por impulso naquela “passeadinha” enquanto procura o pão ou o leite. O próprio Massaro diz utilizar essa técnica para evitar gastar mais que o previsto. “Na maior parte das vezes os supermercados são organizados de forma similar, em uma escala produtos de menor valor agregado para a direita, como frutas e legumes, e outros mais caros, como os eletrodomésticos à esquerda”, explica. “Só que nem sempre é assim, então você se vê obrigado a circular. Melhor ir na loja em que você sabe onde as coisas estão.”
2 – Evitarás as promoções “pague dois leve três”
Tudo no supermercado tem uma razão de estar lá, inclusive aquela promoção para desovar o estoque que está com o vencimento mais próximo. E os profissionais do varejo sabem o quanto nós, meros mortais, somos incapazes de resistir a uma promoçãozinha. Por isso, repita como um mantra: não importa a promoção, comprar o que não precisa será, invariavelmente, um gasto a mais.
3 – Não tentarás sair em vantagem
Exatamente por que eles sabem dos nossos impulsos e do nosso comportamento no comércio, Massaro tem uma má notícia. “A gente não consegue vencer o supermercado e temos a necessidade psicológica de levar alguma vantagem”, diz. Quando você estiver pensando que este ou aquele produto está saindo “quase de graça” é porque você estava pagando mais antes e, naquele momento, era interessante para o mercado fazer você acreditar que está em vantagem.
O mesmo se aplica a “oportunidades únicas” e também a àquelas promoções das dez últimas unidades da televisão plasma ou do fogão de seis bocas: o dinheiro que o mercado está deixando de receber na promoção certamente é compensado nos outros produtos.
“A gente sai de uma gôndola com a falsa sensação de ter saído em vantagem e no fim o produto não vai te atender”, diz. Além disso você fica mais propenso a compensar o ganho naquele papo “já que economizei no arroz, vou comprar um feijão de primeira”.
4 – Ficarás o mínimo de tempo possível no supermercado
Saia do supermercado o mais rápido possível: evite a exposição às tentações. Como a “luta contra esse exército”, como disse Massaro, é tão desigual, a melhor saída é ficar o mínimo de tempo exposto aos estímulos para os olhos e a mente. Se você não pretende gastar mais que o necessário, evite passear no supermercado – o mesmo vale para shopping centers e galerias.
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5 – Não estocarás alimentos
Aproveitando esse assunto, é bom lembrar que você só está em guerra dentro do supermercado e não fora dele. Não faça grandes estoques, caso contrário você correrá o risco de ter produtos vencidos e principalmente de perder as contas do que você realmente tem em casa.
6 – Não levarás as crianças
Se a ideia for passar pouco tempo na loja, é evidente que as crianças devem ficar em casa. No entanto, essa preocupação é fundamental para quem planeja gastar o mínimo, principalmente porque elas pedem – e muito. São bravos os corações e raras as carteiras que resistem aos olhinhos brilhantes pedindo o pacote de biscoitos recheados do personagem do momento – que custa o dobro do preço de um outro não licenciado.
7 – Buscarás estar em boa companhia (financeira, é claro)
Companhia só vale no supermercado se for para te ajudar a gastar menos. Portanto, como diz Massaro, o melhor jeito de ir ao supermercado é sozinho. Exceto para aqueles que têm dificuldade em controlar o impulso. Esses devem sim levar alguém mais controlado que eles, que possa por limite nas compras. “Se for para levar alguém com você, leve alguém que te segure. Uma pessoa que faz comprar mais não ajuda.”
8 – Farás listas e mais listas
“Ir para um supermercado é um momento de guerra e o seu planejamento de ataque é a lista”, brinca Massaro. Piadinhas à parte, o especialisa explica que ter uma lista nas mãos lembra você do que você realmente precisa comprar – não serve apenas para não te deixar esquecer dos itens relevantes. Por isso, mesmo se tiver a lista decorada, leve ela para as compras e a mantenha sob os olhos o tempo todo.
9 – Observarás todas as prateleiras
Os produtos na altura dos seus olhos não estão lá por acaso Parece paradoxal, mas não é. Se você não tiver uma preferência clara por esta ou aquela marca, quando estiver na sessão do produto que vai pegar naquele momento, olhe de cima a baixo. Os produtos expostos na altura dos seus olhos estão estrategicamente posicionados ali com base em pesquisas sobre a estatura média de homens e mulheres em determinada região. Não estranhe se os produtos mais caros estiverem ali, ao alcance da mão – em alguns casos, há até empresas que pagam por um bom posicionamento na prateleira. Ou você acha que, em algumas livrarias, por exemplo, aquela pilha de livros que te recebe logo na entrada é uma forma de curadoria literária? Aliás, aproveite para comparar com as listas dos mais vendidos e tire qualquer dúvida de que essa estratégia funciona.
10 - Ficarás ainda mais vigilante se situação financeira piorar
Claro que você pode fazer tudo isso, só não pode ficar paranóico. Massaro mede o excesso de preocupação com a régua do bom senso. “Quanto mais precária for sua situação financeira, maior terá de ser a sua paranoia”, diz. “Quem está bem de vida pode se dar ao luxo de ser ineficiente eventualmente, mas é preciso estar consciente disso.”
- Em Busca de uma Oportunidade de Negócio
- Empreendedorismo: Um Saída para a Crise (com Infográfico do Perfil do Empreendedor Brasileiro)
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favor material para elaboração de layout de supermercados, se possivel…agradeço
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Prezado Gumercindo, preparei material e ajustei o post para informar melhor sobre layout de supermercado. Espero que atenda. Obrigado pelo comentário!