Dicas de Negócios – Salão de Beleza

Deseja Dicas de Negócios – Salão de Beleza? Selecionei algumas matérias que mostram os rumos e as mudanças ocorridas no mercado de salão de beleza. Mas antes gostaria de apresentar alguns layouts de salão. Sei que muitos cabeleireiros (e futuros investidores da área) têm dúvidas a respeito do tema. Daí a importância de falar a respeito. É importante frisar que o layout deve proporcionar conforto, bem-estar, comodidade e privacidade.

O SEBRAE de Minas Gerais orienta muito bem sobre pontos relevantes de um layout de salão de beleza:

layout salão de beleza sebrae mg

Encontrei um blog (FC Design de Interiores) bem interessante que trata de layout de Salão de Beleza. Conheça clicando aqui.

Layout Salão

Veja também sugestão da arquiteta Evelyn Luci:

Layout - arquiteta

Layout de Salão de Beleza do SENAI de São Paulo:

Layout Salão de Beleza - Senai

É imprescindível avaliar a iluminação, pintura e conforto oferecido aos clientes, pois salão de beleza trabalha com aparência e bem estar. É fundamental que o ambiente seja agradável. Além disso, no setor de serviços, o atendimento é muito importante. No ramo de beleza e estética, no qual as experiências estão ligadas às sensações e ao toque, ele é o mais importante. As pessoas passam horas no salão, não só para fazer as unhas. Elas vão para relaxar e se presentearem com um momento de descontração. Bater um bom papo, em um ambiente agradável, tomar um café; tudo isso faz parte do atendimento.

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Entenda o Mercado: Antes de abrir um salão de beleza, é preciso pesquisar o mercado onde se pretende atuar. Entidades de classe, como sindicatos e associações, são também boas fontes.

Planeje: Mesmo quem já abriu as portas sem planejar deve fazer o plano de negócios. O manual estrutura o fluxo de caixa da empresa, a divisão de tarefas, os padrões de atendimento, o plano de marketing, aspectos jurídicos, missão, visão e valores. Enfim, é tradução da empresa no papel. Representa um retrato do estágio inicial, mas é também a documentação das metas e objetivos. Não dá para seguir em frente sem ele.

Conheça Fontes de Financiamento: Um erro comum é alijar o patrimônio para abrir um negócio. Obter recursos via crédito pessoal ou cheque especial são também armadilhas comuns de se cair. O correto é o empreendedor buscar financiamento como pessoa jurídica, pois os juros, via de regra, são menores. Não são todos os bancos que oferecem linhas de crédito específicas para empresários do ramo da beleza e estética, mas muito têm planos especiais e o empreendedor deve conhecer todos para poder comparar e escolher o melhor. Essas dicas são do Portal UOL.

Requisitos para o Vínculo Empregatício – O que gera o Vínculo Empregatício?

Reportagens

Uma das reportagens mostra que a informatização de sistemas chegou de vez aos salões. Leia também sobre salões especializados em cortes e cuidados para os cabelos das crianças.

Outra matéria trata de uma ex-bancária que, após ser enganada pelo mecânico, por não entender do funcionamento do carro, decidiu abrir uma oficina mecânica voltada para o público feminino. Para atrair esse público, ela decidiu inovar: investiu num salão de beleza dentro da oficina. Você pode perceber o vasto mercado para esse público que, como a empreendedora, não entende de carro e busca outros serviços (manicure, pedicure, cabeleireiro, curso de mecânica para mulheres) para passar o tempo, além da honestidade de quem executa o serviço.

Vamos tratar de um salão de beleza para a terceira idade, também conhecida como melhor idade. Essa sugestão foi de Maria, visitante do Blog CaD.

É de conhecimento de todos que o número de idosos cresce rápido no Brasil e no mundo. A população está envelhecendo e, por consequência, exigindo necessidades específicas e novas maneiras de conquistar esse público. Para o sucesso de um envelhecimento saudável é imprescindível que a autoestima esteja presente; cada pessoa deve se sentir bem consigo mesmo e, além disso, sentir-se bonito, mesmo estando idoso.

Depois dos 45 anos, homens e mulheres sofrem ainda mais com alterações hormonais, sem falar na excessiva exposição ao sol e a poluição, que colaboram ainda mais para o envelhecimento precoce. Os cabelos, com alterações hormonais, tendem a ficar ralos e perder o pigmento, ficando brancos. O corte de cabelo para esse cliente deve ser muito bem estudado para que não dê aparência de calvície.

Seguem dicas muito boas da Editora Abril, logo abaixo, para rejuvenecer e que foram publicadas há uns anos

Determinados cortes e cores de tintura têm o poder de rejuvenescer. “Por isso, antes fazer mudanças de cor e de corte é importante analisar o formato do rosto e o tom da pele”, explica Vanda. “Os cabelos curtos e médios, além de serem mais práticos, versáteis e chiques, são ideais para mulheres com mais de 60 anos, pois rejuvenescem a expressão e dão mais destaque ao rosto”.

Com relação à tintura, a cabeleireira esclarece que o mais indicado é usar tons intermediários, louros claros e acobreados, que ajudam a suavizar os traços do rosto. “Uma boa opção também são os reflexos e as mechas, com nuances douradas ou avermelhadas, que deixam a mulher com uma expressão mais natural e jovem”.

Por outro lado, cabelos  acinzentados, muito escuros ou  preto  acentuam as rugas e olheiras  e endurecem as feições, assim  como os  tons  muito claros, que  deixam a pele sem vida, com aspecto envelhecido. Também é importante ressaltar que é preciso manter o corte em dia, assim como a tintura e reflexos, que devem ser retocados mensalmente. Já certas mulheres preferem manter os cabelos grisalhos. Nesse caso, eles devem estar bem cortados e hidratados, para ter um aspecto brilhante e saudável, de modo a conferir um ar elegante.

Conta Pessoal x Conta da Empresa – Planilha para Controle das Finanças Pessoais

Necessidades do ambiente e como fidelizar esse público

As instalações do salão devem ser totalmente acessíveis, facilitando o acesso e trânsito para pessoas com mobilidade reduzida (rampas de acesso, vagas especiais, espaços amplos de circulação, portas largas, banheiros com barras de apoio e pias mais baixas). Para esse público, conforto é uma necessidade e não apenas um diferencial. Cuidar da beleza fora de casa pode ser complicado para idosos, gestantes e, principalmente, deficientes físicos. Isso porque a maioria dos salões não oferece meios de acesso adequados a eles. Mas nem sempre se consegue incluir todos os detalhes necessários para atender a essa clientela. Obras de adaptação podem ficar caras se o espaço for pequeno.

Alguns salões de beleza têm se destacado porque vão até onde o cliente está, ou seja, trabalham a domicílio, já evitando despesas fixas e facilitando a vida de quem tem a mobilidade reduzida. Outros salões focam em parcerias com spas e outros locais que costumam receber esse público, fazendo atividades específicas para a autoestima (que incluem cuidar da beleza) e o bem-estar do idoso. As possibilidades são inúmeras, desde que olhemos para as necessidades do nosso público-alvo e maneiras para conquistá-los (e não as nossas necessidades).

Veja também sugestões de móveis para salão de beleza pequeno e salão de beleza grande.

Matéria abaixo é do CPT:

O salão deve ser a projeção de sua imagem. Portanto, cuide da aparência do seu salão como se fosse a sua própria, tanto interna quanto externamente. Um visual atrativo e um ambiente aconchegante são bons captadores que atraem a clientela. No entanto, se a determinação da mudança não for guiada por um estudo prévio que contemple a imagem, o público-alvo e a localização do salão, por exemplo, o resultado pode ser um investimento perdido, uma aplicação errada, um tempo gasto inutilmente. E o prejuízo não será certamente apenas financeiro. Por isso, interpretar claramente essas variáveis, ou seja, como é a seu público, onde o seu salão está inserido, quais as modificações necessárias para atrair mais clientes, e tentar equilibrá-las no custo é o que distingue um salão bem sucedido dos outros. O cliente sabe o que quer e busca sua satisfação, acima de tudo.

A vitrine e a fachada: A vitrine e a fachada são peças importantes para o sucesso do seu salão, pois elas são o primeiro elemento de comunicação que o cliente encontra. É possível colocar pôsteres grandes, televisão, displays e vídeos. Isso gera grande interesse para que os clientes experimentem seus produtos e serviços.

Área da recepção: A recepção é a entrada dos clientes, sendo também importante porque é a primeira impressão que o cliente tem do salão. Qualidade e estética são importantes. É aqui que o cliente vai observar a organização da sua empresa com um todo.

Sala de espera: O número de assentos na sala de espera depende do número de cabeleireiros e outros prestadores de serviço disponíveis no salão. Se você só trabalha com hora marcada, essa área pode ser pequena; sugerimos que seja 'clean' e com imagens bem claras, de modo que você também possa vender produtos através dessas imagens. Esse local deve estar abastecido com artigos para leitura, com TV, materiais relacionados à moda. Deve ter assentos confortáveis e decoração condizente com o restante das instalações. A sala de espera também pode ser incrementada com produtos para venda direta aos clientes, de preferência, de uma linha exclusiva que não seja encontrada em qualquer estabelecimento comercial.

Área dos lavatórios: Esta é uma área estratégica em termos financeiros para o salão, pois é o primeiro serviço utilizado pela cliente. Aqui os móveis devem ser confortáveis, proporcionando um profundo relaxamento para o cliente. A iluminação pode ser bem suave para induzir ao relaxamento.

Instalações hidráulicas e encanamento: O escoamento de água do lavatório deve ser profundo, de modo que o fio de cabelo comprido não obstrua a passagem da água. A entrada de água deve ser abundante para facilitar a retirada de produtos como permanentes, neutralizantes, cremes de massagem, etc. Em caso de aquecedor solar, é necessário ter um misturador de água para se obter a temperatura ideal; o encanamento e as ligações da água quente devem ser de cobre. Se o lavatório for grande, pode adaptar um esguicho ou mais na saída de água, como medida de economia.

Área química: É ideal que o espaço para a área química e técnica seja separada e ao mesmo tempo não visível para quem entra no salão.

Instalações elétricas: Tenha várias tomadas sob o aparador. Com várias tomadas, você pode ligar o secador, a máquina de corte, o esterilizador e tomadas a mais para pranchas, celulares de clientes etc. As tomadas devem ficar a 30 cm do chão. O acabamento deve condizer com o restante da decoração.

Almoxarifado: A área de almoxarifado deve ser funcional com prateleiras e espaço para acomodação de caixas maiores ou produtos de maior volume. Armazene os produtos por categoria, por exemplo, colorações, xampus, cremes para os cabelos, cremes para o corpo e rosto etc. Isso facilita o acesso a produtos rapidamente. Coloque os mais antigos na frente, para que não expire a validade.

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Outra matéria interessante do CPT:

Por que é importante remodelar o salão de tempos em tempos?

Há várias razões para, periodicamente, remodelar seu salão de beleza. Os salões que não inovam e estão fora da moda não atrairão novos clientes e certamente já estão perdendo. Todas essas razões são mais que suficientes para você rever a decoração e o estilo do seu salão. Pense: qual é o tipo de cliente que você quer? Como você quer conduzir seu negócio? Incentive, estimule seu cliente psicologicamente: redesenhar, trazer o novo é um fator de grande motivação para as clientes dentro do seu salão. Confira as dicas abaixo:

Imagem: Se você pretende causar um impacto positivo em seus clientes, é necessário ter uma imagem própria e uma comunicação perfeita dos diversos tratamentos e serviços que são oferecidos. Como consequência da remodelagem do salão você constatará:

  • Aumento da satisfação dos seus clientes: os clientes têm uma disposição natural e instintiva em reafirmar sua fidelidade se o salão for receptivo e acompanhar as novas tendências e estar sempre na moda.
  • Atração para novos clientes: se você montou o seu salão com uma imagem que não é adequada à clientela, tenha certeza de que você já está perdendo seus clientes para os salões que apresentam o novo, o diferente.

Incentivo Psicológico

Para os estilistas e cabeleireiros: salões ultrapassados não geram atrativos para os estilistas mais qualificados e especializados.

Para os Clientes: os salões que não inovam e estão fora de moda transmitem a ideia de estarem ultrapassados e completamente obsoletos; não atraem clientes nem conseguem passar segurança dos serviços que oferecem.

Aumento do Faturamento

Para remodelar o salão, é fundamental perceber as vantagens econômicas. Veja abaixo:

- Equipamentos velhos são depreciados e desvalorizados: se você não renovar seu salão, facilmente haverá uma estagnação no faturamento e uma redução nos ganhos.

- Quando mudar? Cada salão deverá ser periodicamente remodelado. Vários fatores determinam se está na hora de renovar o seu salão ou não.

a) Tendências: a maior tendência é o mercado da moda, e este costuma mudar de 2 a 3 anos. Por essa razão, você deverá seguir o mesmo padrão.

b) Competição: tendências do mercado à parte, um sinal evidente da necessidade de remodelar é a diminuição de novos clientes, ou, pior ainda, perda dos clientes habituais.

c) Clientes alvoum elemento importante para remodelar o salão é representado pelo tipo de cliente que você quer atingir. Por exemplo:

- Para salões de alto padrão, localizados em áreas metropolitanas e fashion, é aconselhável uma remodelagem urgente, chamando atenção do cliente para os privilégios com a nova tendência.

- Para salões localizados em shoppings, é muito importante seguir a tendência.

- Salões localizados em bairros mais afastados e pequenos, a atenção especial em novas tendências é claramente importante para se diferenciar dos diversos concorrentes.

Tecnologia de Ponta: Investindo em tecnologia de ponta, você verá o aumento da sua clientela e também do seu faturamento.

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