Fui demitido e quero investir numa empresa com a rescisão que recebi: essa frase se ouve muito e eventualmente chega na minha caixa de e-mails, pois em momentos de crise econômica, isso pode ser muito comum. Antes de qualquer coisa, gostaria de informar que o mais importante é não se desesperar para não 'trocar os pés pelas mãos'. Vale a pena 'vasculhar' mais este blog a fim de buscar informações relevantes para a gestão de uma [futura] empresa. Vou dar algumas dicas, logo abaixo. Avalie se essas podem ser enquadradas à sua realidade.
- Mantenha a calma. Ser demitido pode ser o início de uma grande satisfação profissional. Olhe a vida sempre pelo lado positivo. Isso ajuda a abrir a mente e estar mais preparado para ouvir e ver oportunidades.
- Planeje seus passos. É melhor demorar nessa etapa do que pagar mais caro pelo erro de não ter planejado como deveria.
- Não tome decisões precipitadas. Avalie criteriosamente os pontos fracos e fortes de cada situação. Não considere tomar decisões sem antes conversar com pessoas próximas, de confiança, e entendidas no assunto. Vale salientar que decisões tomadas no 'calor do momento' costumam ser decisões equivocadas.
- Busque fazer algo que te motive e faça com que você acorde cedo para trabalhar nesse novo negócio (e que é seu!).
- Evite se endividar demais. Todo negócio precisa amadurecer e, por consequência, precisa de recursos financeiros para cobrir certas despesas e investimentos. Dessa forma, evite se endividar demais e não ter onde buscar esses recursos.
- Busque conhecimento/informação constantemente. Isso quer dizer que não se deve limitar-se às questões técnicas, mas de gestão também.
- Dependendo do tipo de cliente e exigência, para ganhar dinheiro, não é necessário formalizar uma empresa de imediato. Você não está cometendo qualquer crime, sendo informal. Deixe seu preconceito de lado e busque meios para reduzir custos e despesas.
- Saiba mais sobre o Microempreendedor Individual (MEI) e avalie se é interessante para você.
- Após abrir a empresa, tenha sempre em foco o seu cliente.
- A finalidade de qualquer negócio é vender. Evite tornar a área financeira como atividade fim, pois ela não é; a área financeira é atividade meio. O negócio se sustenta com as vendas, então foque nelas.
- Faça diversos cursos. Capacite-se!
- Erros Mais Comuns dos Empresários
- O que é Empreendedor Individual (MEI) – Benefícios, Requisitos e Obrigações
- Crédito Não é Remédio para Má Gestão
Receba gratuitamente o e-book “6 Passos para Construir uma Empresa de Sucesso”
Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.
Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.
Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Comente também abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.