Erros Mais Comuns dos Empresários

Veja abaixo os erros mais comuns dos empresários brasileiros, segundo pesquisas, e que foi divulgado no UOL:

Falta de planejamento

Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio. Deve-se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.

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Copiar modelos existentes

É um equívoco reproduzir integralmente um modelo de negócio que já existe no mercado sem fazer inovações. No curto prazo, a cópia pode até trazer lucro, mas no médio prazo tende a não funcionar. O ideal é que o empreendedor se inspire em casos de sucesso para abrir seu negócio, mas saiba adaptá-lo à sua realidade para criar diferenciais. Para ter sucesso, é necessário haver alguma inovação em relação ao produto ou serviço oferecido pela concorrência.

Não acompanhar a rotina da empresa

Deixar a empresa só nas mãos de terceiros é arriscado. A dedicação é uma das principais qualidades de um empreendedor. Ele deve separar um determinado período do seu dia para verificar de perto a rotina de cada área da empresa. Se ele não tiver condições de fazê-lo, uma alternativa é trazer pessoas qualificadas para supervisionar cada setor. Porém, o empresário deve estar presente na empresa para fiscalizar o trabalho e para resolver problemas.

Descontrole do fluxo de caixa

Muitos empresários se perdem quando o assunto é administração. A empresa deve adotar um sistema de controle da entrada e saída de dinheiro. Em empresas menores, uma simples planilha consegue resolver o problema. Já empresas maiores podem optar por aplicativos mais elaborados para fazer este controle. Além disso, é preciso ter o hábito de checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o pagamento e recebimento dos recursos.

Falta de divulgação da marca

Não se pode esperar que o boca-a-boca garanta o sucesso da empresa. Para um marketing mais eficiente, o empresário tem de entender o mercado que quer atingir, saber onde o público dele está e do que ele gosta. A partir destas informações, estabelece-se uma estratégia e a propaganda ideal é direcionada para os clientes.

Não se adaptar às necessidades do mercado

Aquele empresário resistente às mudanças e fechado às novidades tende a ficar para trás. É importante que o empreendedor sempre se mantenha antenado às tendências do seu ramo de atividade. Ler matérias em jornais, sites e revistas ou conversar com clientes e fornecedores é de grande ajuda para conseguir mais informações sobre o mercado. O consumidor quer novidade e quem não se adaptar tende a perder espaço.

Principais Razões para o Fracasso das Empresas

Outra matéria interessante, publicada pelo MSN Dinheiro, questionou os empresários sobre o que leva uma empresa ao fracasso. A pergunta foi feita pelo instituto CB Insights a 135 startups que saíram do mercado e participaram de uma pesquisa “post-mortem”.

As empresas toparam falar sobre as principais falhas que as levaram a fechar as portas e o resultado levou a uma lista valiosa de 20 erros básicos cometidos por empreendedores.

1 - Falta de necessidade do mercado - 42%

A falha número um das empresas que não deram certo foi criar soluções para problemas que não existem. “As startups falham quando elas não resolvem um problema do mercado. Nós tínhamos ótima tecnologia, ótimos dados, ótima reputação, ótima expertise, ótimos conselheiros. Mas nós não tínhamos uma tecnologia ou um modelo de negócio que resolvesse um problema crítico de uma forma escalável”, afirmou a Treehouse.

2 - Ficar sem dinheiro - 29%

Dinheiro e tempo são recursos que devem ser usados com sabedoria. Não por acaso, a falta de recursos foi apontada por 29% das startups com causa do seu fracasso. Muitas vezes, a falta de dinheiro está atrelada a outras questões.

3 - Não ter a equipe certa - 23%

Ter uma equipe diversa, com diferentes habilidades frequentemente é citado como algo crucial para o sucesso de uma empresa que está começando. E, de fato, as lacunas na equipe foram apontadas como causadoras do fracasso para 23% das startups.

4 - Não conseguir competir - 19%

Assim como ficar obcecado com a concorrência não é saudável, ignorá-la também não é uma boa ideia. Não dar a atenção para os concorrentes foi o que levou 19% das startups consultadas à falência.

5 - Problemas com o preço - 18%

Dar preço ao seu produto ou serviço é uma arte complexa quando se trata do sucesso da sua startup. “Nosso plano mais caro era de 300 dólares por mês. Os clientes nunca reclamaram do preço. Nós apenas não entregávamos o que eles esperavam”, afirmou uma das startups consultadas.

6 - Produtos difíceis para o usuário - 17%

Coisas ruins acontecem quando você ignora a vontade e a necessidade do seu usuário, seja de forma consciente ou inconsciente.

7 - Falta de um modelo de negócio - 17%

Os empreendedores parecem concordar que ter um modelo de negócio é importante. Se a empresa não encontrar uma forma de ganhar dinheiro em escala, os investidores ficam hesitantes e os fundadores não têm como capitalizar o negócio.

8 - Marketing pobre - 14%

Conhecer o seu público-alvo, saber como conseguir sua atenção e então transformá-los em consumidores é uma das habilidades mais importantes para se ter um negócio de sucesso. Pois a inabilidade em realizar esse trabalho foi apontada por 14% das startups como causadora do seu fracasso.

9 - Não dar ouvidos ao cliente - 14%

Ignorar seus clientes é um verdadeiro caminho para o fracasso. Na pesquisa, 14% das startups relataram que este foi um dos problemas que as levaram aos insucesso.

10 - Lançar produtos no momento errado - 13%

Se você lança um produto antes da hora, os usuários podem avaliá-lo mal, o que torna difícil depois trazê-los de volta. Se você lança o produto muito tarde, pode perder a janela de oportunidade do mercado.

11 - Falta de foco - 13%

Perder o foco em distrações, questões pessoais e outros projetos foi apontado por 13% das startups como um dos pontos que as levaram ao fracasso.

12 - Desarmonia entre sócios e investidores - 13%

Desentendimentos com um dos fundadores da empresa, ou ainda com os investidores podem gerar um quadro bem difícil de administrar, levando a empresa ao fracasso em pouco tempo.

13 - Mudanças que deram errado - 10%

Uma mudança estratégica pode dar extraordinariamente certo, como do Burbn para o Instagram. Mas ela também pode dar muito errado.

14 - Falta de paixão - 9%

Um ponto chave para 9% das startups que não sobreviveram foi a falta de paixão e a falta de conhecimento sobre a área do negócio, por melhor que fosse a ideia inicial.

15 - Localização - 9%

Problemas relacionados à localização da empresa apareceram em algumas frentes e foram relatados por 9% das startups. A primeira delas refere-se à necessidade de ganhar escala. A Meetro, uma das empresas finadas, afirmou: “O software e o conceito simplesmente não escalaram para além de suas fronteiras físicas”. Outra questão que apareceu foi a da comunicação entre a equipe, quando cada um está num lugar diferente e necessário falar de maneira remota.

16 - Falta de interesse dos investidores - 8%

Juntamente com questão da falta de dinheiro, algumas startups relataram a falta de interesse dos investidores no negócio como uma das causas para o fracasso.

17 - Questões legais - 8%

Às vezes, uma startup pode ir de uma simples ideia a um mundo de complexidades legais que chegam a ser a causa do fechamento da empresa.

18 - Não usar sua rede de contatos - 8%

Uma das razões do fracasso de startups foi o fato dos empreendedores não usarem sua rede de contatos em benefício do negócio.

19 - Esgotamento - 8%

O equilíbrio na vida profissional não é algo comum entre os fundadores de startups, portanto o risco de um esgotamento é alto.

20 - Não mudar quando necessário - 7%

Não mudar de rumo de forma rápida quando se tem um produto, uma contratação ou uma decisão ruins foi citado como a razão para o fracasso em 7% das finadas startups consultadas. Manter-se ligado com uma má ideia pode drenar recursos e deixar os funcionários frustrados devido à falta de progresso.

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