Em momentos de crise econômica, muitos interessados em abrir uma franquia optam por redes já bem consolidadas, em vez de apostar suas fichas numa marca ainda desconhecida. Se este é o seu caso, veja a seguir as 20 maiores franquias do país, em relação ao número de unidades. A lista foi feita com base nos dados fornecidos pelas próprias redes à ABF (Associação Brasileira de Franchising).
- Cuidados na Escolha de uma Franquia
- Como Montar um Plano de Negócios
- Em Busca de uma Oportunidade de Negócio
1 – Correios – 7.496 unidades
A marca atua no segmento de serviços e conveniência e tem 7.496 unidades no país. Entre 2011 e 2012, o Correios suspendeu novas franquias. Agora, interessados precisam concorrer a uma licitação, destinada a pessoas jurídicas. O investimento inicial para abrir uma loja é de 112 mil reais. Dados de 01/09/2015.
2– O Boticário – 3.745 unidades
A rede O Boticário tem 3.745 unidades espalhadas pelo país. A marca está no mercado desde 1977 e atua no setor de cosméticos. Há a preferência por quem já é franqueado na hora de abrir novas lojas. Se nenhum franqueado se interessar, novos empreendedores podem se juntar à rede. Para abrir uma unidade é necessário investir 250 mil reais. Dados de 4/11/2015.
3 – Subway – 2.007 unidades
A rede de lanches personalizáveis Subway possui, hoje, 2.007 unidades espalhadas por todo o Brasil. Para abrir uma unidade o investimento é de no mínimo 300 mil reais. Dados de 9/12/2015.
4 – Cacau Show – 1.981 unidades
Focada na venda de chocolates, a Cacau Show foi a rede de franquias mais procurada pelos brasileiros em 2015. A rede tem 1.981 unidades. Para abrir uma franquia da marca é preciso investir a partir de 100 mil reais. O faturamento médio mensal é de 70 mil reais, e o retorno do investimento leva de 18 a 24 meses. Dados de 21/12/2015.
5 – Colchões Ortobom – 1.936 unidades
Especializada na venda de colchões, a marca está no mercado desde 1971. Fundada em São Paulo, a Ortobom fabricava camas e mesas para televisão. Com o tempo, mudou o foco para colchões. Hoje, a marca tem 1.936 unidades no país. Para abrir uma loja é preciso desembolsar a partir de 90 mil reais. Dados de 4/12/2015.
6 – McDonald’s - 1.875 unidades
A rede de comida rápida McDonald’s possui, atualmente, 1.875 restaurantes no Brasil. No momento, a empresa informa que está focando em aprofundar a relação com os atuais franqueados. Por isso, não está procurando novos empreendedores e não divulga o investimento inicial e o prazo de retorno de uma unidade franqueada. Dados de 29/10/2015.
7 - AM PM Mini Market - 1.708 unidades
As lojas de conveniência AM PM Mini Market são localizadas exclusivamente nos Postos Ipiranga. A rede de franquias tem 1.708 unidades no país e todos os franqueados também são donos de postos. O investimento inicial para abrir a loja é de 159 mil reais. Dados de 24/04/2015.
8 - Kumon – 1.592 unidades
A primeira unidade do Kumon foi aberta no Japão, em 1955. A marca está presente no Brasil desde 1980 e conta com 1.592 franquias. Para abrir uma escola da rede é preciso investir a partir de 25 mil reais e ter um espaço mínimo de 40 metros quadrados. Dados de 16/04/2015.
9 - Jet Oil – 1.337 unidades
As franquias da Jet Oil, rede de serviços automotivos, também só podem ser encontradas nos postos de combustível Ipiranga. Hoje, tem 1.337 unidades. Para abrir uma loja é preciso ser dono de um posto e fazer um investimento inicial de 111 mil reais. Dados de 17/04/2015.
10 - Wizard – 1.212 unidades
Fundada em 1987, a Wizard Idiomas faz parte do Grupo Multi e tem 1.212 escolas abertas no Brasil, com outras 12 no exterior. A área mínima para abrir uma unidade da rede é de 80 metros quadrados e o investimento inicial varia de 57,5 mil a 343 mil reais. Dados de 14/10/2015.
11 - Bob’s – 1.171 unidades
A primeira loja do Bob’s no Brasil foi inaugurada em 1952, no Rio de Janeiro. Hoje, a rede tem 1.171 unidades no país, entre lojas e quiosques. O investimento inicial para abrir uma franquia da marca é de 620 mil reais e a área mínima necessária é de 40 metros quadrados. Dados de 1/12/2015.
12 - BR Mania – 1.073 unidades
A BR Mania, rede de lojas de conveniência dos postos Petrobras, tem 1.073 unidades no país. Para abrir uma franquia da marca é preciso ser dono de um posto Petrobras ou ter um contrato com o revendedor para exploração do ponto. O investimento inicial varia de 180 mil a 670 mil reais. Dados de 22/09/2015.
13 - FTB Farmácia do Trabalhador do Brasil – 1.050 unidades
A rede está no mercado desde 2014, atua no setor de medicamentos e possui 1.050 unidades. Dados de 12/05/2015.
14 - Nosso Bar - 954 unidades
A rede Nosso Bar é um dos modelos oferecidos pela cervejaria Ambev. Nele, o franqueado precisa já possuir um estabelecimento e pode colocar equipamentos, mesas e decoração das marcas da empresa. Além disso, há consultorias, treinamentos e acompanhamento da operação por parte da Ambev. Atualmente, a rede possui 954 pontos. O investimento inicial para entrar na rede é de 35 mil reais. Dados de 24/11/2015.
15 - Fisk – 844 unidades
Focada no ensino de idiomas, a rede Fisk tem 844 unidades no Brasil (há mais 108 pontos no exterior). O investimento inicial para abrir uma unidade varia de 83 mil a 494 mil reais. A Fisk está no mercado desde 1958. Dados de 03/12/2015.
16 - CVC Brasil – 832 unidades
Fundada em 1972, a operadora de viagens CVC tem 832 unidades no Brasil. As taxas de franquia e royalties não são cobradas e o investimento inicial é de 110 mil reais. Dados de 23/12/2015.
17 - Dia% - 799 unidades
A rede Dia% foi fundada em 1979, na Espanha, e está no Brasil desde 2001. Hoje, tem 799 supermercados no país. Para abrir uma unidade da rede, o investimento inicial varia de 615 mil a 815 mil reais. Dados de 30/07/2015.
18 - Óticas Diniz – 768 unidades
A primeira loja da rede Óticas Diniz foi inaugurada em 1992, em São Luis, no Maranhão. No total, tem 768 lojas no Brasil. O investimento inicial necessário para abrir uma unidade varia de 370 mil a 520 mil reais. Dados de 09/12/2015.
19 - v – 719 unidades
A rede Óticas Carol atua no segmento ótico desde 1997. No total, hoje a marca conta com 719 franquias. Para abrir uma loja é preciso investir a partir de 210 mil reais. Dados de 28/10/2015.
20 - CCAA – 705 unidades
Fundada no Rio de Janeiro, em 1961, a rede de escolas de idiomas hoje conta com 705 unidades. A marca começou a expansão por meio do franchising em 1969. Para abrir uma franquia é preciso desembolsar a partir de 185 mil reais. Dados de 12/11/2015.
Fonte: EXAME
Receba gratuitamente o e-book “6 Passos para Construir uma Empresa de Sucesso”
Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.
Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Faça também seus comentários abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.
Link permanente
Estou iniciando um estudo para investimento em uma das franquias citadas acima.
Pergunto qual sua opinião sobre tal investimento nos tempos atuais?
Bom apanhado sobre o assunto!
Link permanente
Prezado Ronaldo,
Algumas franqueadoras são sérias e, de fato, orientam seus franqueados na gestão da franquia. Outras, acreditam que o fato de ter os processos mapeados (muitas vezes de maneira precária!) não dão a devida assistência para os franqueados, dentre outros problemas enfrentados. Infelizmente, no Brasil, é muito comum termos franquias imaturas, mesmo elas sendo antigas no mercado e famosas (isso mesmo!). É necessário que você investigue bem, junto aos franqueados existentes, se a assistência dada é boa e, de fato, há um diferencial na aquisição daquela marca. Analise de maneira crítica o plano de negócio da franquia, pois é possível perceber diversas inconsistências nos dados. Isso acontece constantemente e merece atenção especial.
No geral, as franquias são excelentes para minimizar o risco. Se você escolher bem a franquia (em todos os aspectos), certamente será um excelente investimento.
Se desejar uma consultoria específica para franquia, basta entrar em contato.
Sucesso!!