Você sabe como elaborar um plano de marketing e conhece sua importância? Este post é dedicado a você, que necessita elaborar planos de marketing para seu aprendizado ou condução de seus negócios (ou futuro negócio).
O Plano de Marketing possibilita estruturar e direcionar a empresa, dando sustentação às suas decisões mercadológicas. Dessa forma, é possível minimizar riscos e contribuir para promoção de ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e seus lucros. Por isso, utilize o Plano de Marketing procurando sempre revisá-lo e adaptá-lo para acompanhar as mudanças do mercado e estabelecer novas ações que contribuirão para alcançar os objetivos e metas definidos, mantendo o bom desempenho do seu negócio.
Além disso, esse plano tem sido uma das principais ferramentas dos gestores de marketing, ou mesmo de outros departamentos empresariais, devido às constantes mutações no mercado e ao ambiente extremamente competitivo nos dias atuais. Sem dúvida é uma excelente ferramenta para planejamento de um negócio e vital para o sucesso empresarial.
A fim de ajudar o empresário (e futuro empresário) na elaboração do Plano de Marketing, o SEBRAE criou o Click Marketing. Essa é a ferramenta ideal para você direcionar a sua empresa para o crescimento, a qualquer momento, de onde estiver. Consiste em um plano de marketing gratuito, desenvolvido para atender as necessidades das pequenas empresas. Oferecido online e gratuitamente pelo Sebrae, com ele o empreendedor pode definir, construir e planejar o acesso a mercados.
A partir de uma série de nove passos, você analisa seu negócio ao mesmo tempo em que cria o plano de marketing da sua empresa. Com a metodologia, fica entendendo tendências e oportunidades de mercado. Depois que o plano pronto estiver pronto, você pode enviá-lo para um tutor analisar e acompanhar virtualmente a sua execução. O roteiro inclui os seguintes passos para a elaboração do plano de marketing:
- Motivação – Qual é o seu objetivo ao elaborar o plano de marketing.
- Análise interna – Identificação e análise de seus pontos fortes e fracos, com o objetivo de levantar e definir as atividades analisados para identificar a atividade nas quais terá mais facilidade para se destacar e aquelas que deveria evitar ou buscar ajuda de profissionais especializados.
- Análise do ambiente – Avalia oportunidades e ameaças relacionadas ao seu empreendimento.
- Identificação da oportunidade – Reflexão para compreender, identificar e atender as necessidades do consumidor.
- Objetivos estratégicos – Estabelecimento dos objetivos para o alcance de suas metas a médio e longo prazo.
- Perfil dos Clientes – Identificação dos seus clientes e direcionamento dos seus investimentos em um ou mais segmentos.
- Diferencial – Identificação dos diferenciais de seu produto ou serviço.
- Mix de Marketing - Quais são as suas estratégias de atuação no mercado em relação ao produto, preço, ponto, propaganda e promoção?
- Plano de Ação e Monitoramento – É o monitoramento constante das ações de marketing do seu empreendimento.
Compartilho esse material desenvolvido pelo SEBRAE de Minas Gerais. Nele você tem informações detalhadas e pertinentes ao processo de levantamento de informações em diversas situações e de acordo com as suas necessidades e poderá ser utilizado para ajudá-lo a levantar dados necessários para seu plano de marketing.
No gráfico abaixo você vai visualizar as três etapas para a realização de um Plano de Marketing:
O gráfico nos dá uma visão geral, vamos agora conhecer passo a passo como elaborar o Plano de Marketing do seu negócio:
1ª ETAPA: PLANEJAMENTO
Comece a planejar por aqui: onde sua empresa está e onde ela quer chegar? Para tanto, você deve primeiro analisar o seu mercado de atuação, definir seu público-alvo, suas metas e traçar as ações para o alcance dos objetivos. A seguir vamos analisar item por item a 1ª etapa:
1.1 SUMÁRIO EXECUTIVO
O Sumário Executivo é o resumo do seu Plano de Marketing. Nele devem constar as características principais do seu negócio, incluindo situação presente, objetivos e estratégias a alcançar, principais definições do projeto e esforços necessários. A ideia geral do seu negócio deve ser clara para orientá-lo quando necessário.
1.2 ANÁLISE DE AMBIENTE
A análise de ambiente, além de ser o primeiro passo do Plano de Marketing, resume todas as informações pertinentes à empresa. O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa é composto pelos concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais, tecnológicos. Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as ameaças e oportunidades do negócio.
O ambiente interno da empresa também deve ser levado em consideração na análise, pois envolve aspectos fundamentais sobre o seu bom ou o mau funciona- mento, como os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que norteiam as suas ações. A partir daí, consegue-se ter uma visão maior das forças e fraquezas que também poderão afetar positiva ou negativamente o desempenho da sua empresa.
Essa análise é muito importante, pois ela determinará os caminhos do Plano de Marketing e as importantes decisões para o sucesso do seu negócio. A análise de ambiente deve incluir todos os fatores relevantes que podem exercer pressão direta ou indireta sobre o seu negócio, tais como:
- Fatores Econômicos: aspectos econômicos como inflação, distribuição de renda e taxas de juros influenciam na abertura do seu negócio e sua sobrevivência. Esteja sempre atento à mídia jornalística. Jornais, revistas, noticiários de TV e a internet mantêm você informado diariamente, de olho nas oscilações da economia.
- Fatores Socioculturais: estão relacionados às características gerais da população, como tamanho, concentração, grau de escolaridade, sexo, profissão, estado civil, composição familiar, distribuição geográfica, comportamento e necessidades dos consumidores e da comunidade na qual está inserido. Esses dados podem ser obtidos em jornais, revistas, instituições de classe, órgãos do governo ou até mesmo junto a fornecedores, concorrentes e clientes.
- Fatores Políticos/legais: dizem respeito à observância das leis, inclusive as que regem o setor em que atua, como impostos, Código de Defesa do Consumidor, Código Civil, entre outros.
- Fatores Tecnológicos: é preciso adaptar-se às novas tecnologias, pois elas podem afetar o seu negócio. Jornais, revistas, internet, fornecedores e concorrentes são fontes de informações importantes. Não se esqueça de recorrer a mídia para atualizar-se.
- Concorrência: é importante analisar a concorrência e prever as suas ações.
Uma dica é ir até seus concorrentes ou conversar com os seus clientes. Procure analisar preços, formas de pagamento, ações de divulgação e promoção, distribuição, atendimento, variedade de produtos e serviços, localização, aparência, marca.
- Fatores Internos: analise de forma crítica o ambiente interno atual e futuro da empresa em relação aos seus objetivos:
- Disponibilidade e alocação dos recursos humanos;
- Idade e capacidade dos equipamentos e tecnologia disponíveis;
- Disponibilidade de recursos financeiros;
- Cultura e estrutura organizacional existentes versus desejadas.
O Levantamento das Informações
Saber como se faz um bom levantamento de informações é a chave para se realizar uma boa análise dos fatores acima citados. Para desempenhar uma análise de ambiente completa, é necessário investir tempo em pesquisa destinada a levantar dados que sejam pertinentes ao desenvolvimento do Plano de Marketing.
1.3 DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO
A definição do público-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da população que você deseja servir. O mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades. É preciso determinar quais segmentos oferecem as melhores oportunidades para o seu negócio.
Os consumidores podem ser agrupados de acordo com vários fatores:
- Psicográficos: estilos de vida, atitudes.
- Comportamentais: hábitos de consumo, benefícios procurados, frequência de compra desse tipo de produto, lugar onde costuma comprar esse tipo de produto, ocasiões de compra e seus principais estímulos, como:
- Preço: nível de sensibilidade a preço, isto é, o quanto o cliente está disposto a pagar;
- Qualidade do produto;
- Marca;
- Prazo de entrega;
- Prazo de pagamento;
- Atendimento da empresa;
- Localização;
- Outros: estrutura, variedade, lançamentos, status, segurança.
O processo de classificação de acordo com esses fatores chama-se segmentação.
O mercado nada mais é do que a soma de diferentes segmentos. Quanto mais se conhece o mercado e seus clientes, mais fácil será a oferta de produtos e serviços adequados a segmentos distintos. O lançamento de novos produtos pode ser resultado da segmentação de mercado. Existem, por exemplo, diversos tipos de embalagem de sabão em pó para públicos distintos, como solteiros, casais sem filhos, famílias. Assim como existem segmentações de acordo com necessidades distintas dos públicos: sabão em pó que lava mais branco, tira sujeira pesada, deixa as roupas mais macias, etc.
1.4 DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO: COMO O CLIENTE VÊ O SEU NEGÓCIO
Nesse item você definirá qual imagem deseja transmitir ao seu cliente em relação ao seu negócio. Essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relação aos seus concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.
1.5 DEFINIÇÃO DA MARCA
A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela será conhecida, portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado, no caso, o posicionamento da empresa. Por isso, a definição do posicionamento do seu negócio e de suas vantagens sobre a concorrência, realizadas anteriormente, são fatores essenciais para repensar uma marca ou criá-la.
Geralmente, a logomarca é formada por um nome e um símbolo. As pesquisas de mercado e público-alvo são fontes de criação, permitindo que ela ganhe uma identidade e seja a tradução da imagem da sua empresa.
Muitas empresas também optam pelo slogan - frase que ressalta o posiciona- mento e ajuda a transmitir essa imagem para os consumidores. O slogan deve ser curto, de fácil memorização e pode ser modificado, mas não com frequência, sempre seguindo fielmente o posicionamento da empresa. “A propaganda é a alma do negócio” foi um slogan criado na década de 1930 e que se perpetua até hoje.
A marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade conquistadas ao longo dos anos: uma estratégia de marketing pode ser totalmente em vão e custar muito caro, caso não tenha registrado a marca e tenha que mudá-la por já ter uma outra empresa de mesmo nome.
Por isso, ao criar a marca, é importante que se faça a pesquisa e o registro da mesma no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Ambos podem ser feitos diretamente no INPI ou por advogados especializados, escritórios habilitados ou por agentes de propriedade industrial.
A pesquisa serve para verificar se já existe o registro de alguma empresa no mesmo ramo ou em ramos similares de atividade do seu negócio. Caso exista, é necessário criar um novo nome. Se desejar mandar seus produtos para o exterior, é preciso proteger a marca registrando-a em países onde se pretende fazer negócio.
Como estamos falando de marca, é importante alertá-lo também para a identidade de sua empresa na internet. Mesmo que você ainda não tenha uma home page, mas intenciona tê-la algum dia, você poderá registrar o domínio – endereço eletrônico da sua empresa – para resguardá-lo antes que outra empresa o faça. Existem diversos sites que realizam o registro do domínio a partir de uma taxa anual. Basta realizar a pesquisa para saber se o domínio está disponível.
A criação de uma home page dependerá do seu público-alvo e do seu tipo de negócio. Se os seus clientes possuem o hábito – atual ou futuro – de acessar a internet, talvez seja interessante para o seu negócio.
Ao elaborar a sua logomarca, sempre considere o seu posicionamento de mercado e o uso atemporal da mesma. Não se deve mudar a logomarca; ela deve perdurar para beneficiar as estratégias de consolidação de marca da sua empresa. Algumas empresas, com o passar dos tempos e frente às mudanças do mercado, utilizam estratégias de revitalização da marca, investindo em design mais arrojado, de acor- do com o seu mercado, sem mudar, no entanto, o conceito da mesma.
1.6 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS
Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações.
Objetivos: declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing.
Metas: mais específicas e essenciais para o plano.
FIQUE DE OLHO
Ao elaborar as suas metas, procure ser objetivo, claro e realista. Elas devem ser quantificáveis, ou seja, podem ser medidas por meio de volumes de vendas, quota de mercado e índices de satisfação dos clientes. Uma certa ambição é fundamental, no entanto, não deixe nunca de ser realista. Só crie metas que você possa alcançar.
PERÍODO: ANO CORRENTE | |
OBJETIVOS | 1. Ser referência em centro de saúde e lazer para idosos na região; 2. Fornecer o melhor atendimento especializado; 3. Garantir a satisfação do cliente; 4. Ter uma campanha de divulgação eficaz e reconhecida pelo setor. |
METAS | 1. Conquistar 25% de idosos da região como clientes ao final do ano corrente; 2. Obter 40% do faturamento projetado para o primeiro semestre; 3. Aumentar a conscientização dos consumidores sobre o negócio em 50% nos seis primeiros meses. |
2ª ETAPA: IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING
Após a realização da etapa do planejamento, veremos como implementá-lo. É importante lembrar que o sucesso da implementação do Plano de Marketing depende de um bom planejamento, da conscientização e do envolvimento dos funcioná- rios, fatores essenciais para que se torne uma realidade.
O QUE É E COMO FAZER?
A implementação do plano trata do processo de executar as estratégias de marketing, que assegurarão a realização dos objetivos de marketing.
Para implementar a estratégia de marketing é preciso traçar um Plano de Ação composto dos seguintes itens:
1. AÇÕES (O QUE)
Identifique as atividades específicas a serem desempenhadas.
2. PERÍODO (QUANDO)
Determine o prazo de execução de cada atividade.
3. COMO
Defina a forma que as atividades deverão ser executadas na sequência apropriada e por ordem de prioridade.
4. RESPONSÁVEL (QUEM)
Atribua responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas.
5. CUSTO ESTIMADO (QUANTO)
Levante todos os custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros. A verba de marketing varia de acordo com a realidade de cada negócio e deve ser contemplada a partir do faturamento da empresa. Não esqueça de contemplar estes gastos nas suas despesas operacionais como despesas de marketing.
- Segmentação e Fidelização do Cliente
- Empresário, Controle a Ansiedade
- Carro com Desconto para Empresários
3ª ETAPA: AVALIAÇÃO E CONTROLE
O QUE É E COMO FAZER?
A avaliação e o controle de um Plano de Marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia. Por isso, devem ser realizados antes, durante e após a implementação do Plano.
Os Controles de Marketing geralmente utilizados são compostos por ações corretivas e preventivas. O ideal é que a empresa direcione seus esforços para se trabalhar com controles preventivos, pois garantem maior satisfação do cliente e menos investimentos.
Alguns Controles de Marketing
- Ações tomadas antes da implementação do Plano de Marketing: treinamento e seleção de funcionários, gastos em instalações e equipamentos necessários e alocação de recursos humanos e financeiros.
- Ações tomadas durante a implementação do plano: avaliação e remuneração dos funcionários, boa comunicação interna, comprometimento da equipe.
- Ações tomadas para assegurar que os resultados das ações de marketing estejam alinhados aos resultados previstos a partir de padrões de desempenho baseados nos objetivos de marketing: vendas, lucros ou custos, número de reclamações de clientes, pesquisas antes, durante e depois de ações específicas.
Fonte: SEBRAE/MG
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