Conheça o perfil do franqueado ideal ou, pelo menos, mais desejado pelos franqueadores. Franquia é um processo de escolha. Não só você, investidor, está avaliando determinada empresa; o franqueador também avalia você. Existem alguns critérios que definem se o potencial franqueado vai ser um bom parceiro. Vejamos:
- Tenha dinheiro suficiente para adquirir a franquia e manter-se nos primeiros meses é fundamental. Demonstrar ter capacidade financeira pode ser um ponto muito importante para que o franqueador tenha interesse em tê-lo como franqueado.
- Mostre conhecimento de gestão empresarial (estratégia, finanças, marketing, vendas, operação, gestão de pessoas, etc). Isso é fundamental, pois economiza bastante o tempo do franqueador e demonstra que você já sabe o que é ter uma empresa no Brasil. Demonstrar que você tem uma visão holística do negócio é ponto positivo para o para o sucesso do negócio e fortalecimento da marca através da sua franquia. Uma boa dica: quem foca muito o resultado esquece a gestão. Cuidado para não cometer esse erro.
- Demonstre ser uma pessoa idônea. O franqueador quer ver a marca dele sempre bem posicionada no mercado. Nada pior é ter um franqueado que não atende aos requisitos éticos e de boa conduta.
- Mostre que tem uma boa rede de contatos na região que pretende atuar e que está disposto a suar a camisa, trabalhar para o sucesso da marca.
- Mostre foco e dedicação no que faz. Pessoas proativas, que pensam muitas coisas ao mesmo tempo e têm um perfil empreendedor mais aguçado costumam perder o foco na atividade, querendo abraçar muitas coisas. O franqueador precisa perceber que você vai se dedicar ao negócio.
- Lembre-se que você deverá seguir regras e não pode se sentir desmotivado porque alguma ideia sua não foi acatada pelo fraqueador. Então é preciso que você demonstre que acata o que é determinado mais do que querer o inverso.
- Demonstre que é paciente e fácil de lidar. Muitos planos de negócios fornecidos pelas franquias são falhos e apresentam resultados irreais ou colocam cenários muito difíceis de serem alcançados, sobretudo no início do negócio. Demonstrar ser paciente é requisito importantíssimo. Pavio curto não costuma ser um bom parceiro para o franqueador.
- Demonstre que quer muito aquela marca e que se identifica totalmente com ela. Às vezes, numa análise mais subjetiva do perfil do franqueado, isso é decisivo.
Vale salientar que você escolheu/escolherá a franquia, então, é preciso seguir o que é proposto. Caso você não queira fazer isso, é melhor empreender em outro tipo de negócio, que seja todo seu e que você possa tomar as decisões por conta própria.
Receba gratuitamente o e-book “6 Passos para Construir uma Empresa de Sucesso”
Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.
Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Comente também abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.