Como Montar uma Fábrica de Bijuterias. O ramo de bijuterias vem se aprimorando, utilizando-se de processos modernos de fabricação, investindo em matéria-prima de qualidade e apostando na criatividade e no bom gosto. Este é um setor que segue as tendências da moda, que variam de acordo com as estações do ano e com os contextos históricos e culturais. Portanto, você deve manter-se sempre atualizado quanto às inovações referentes a materiais, técnicas de trabalho e tendências.
O investimento inicial em uma fábrica de bijuterias não é muito alto, mas como todo negócio, este também exige cuidado e atenção para que alcance o sucesso. Um aspecto importante do ramo é a criação de uma marca, que possa firmar a identidade do produto. De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, a atividade de fabricação de bijuterias se caracteriza como fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes (3212-4/00) e compreende: a fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes; e a fabricação de pulseiras de metal para relógios.
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Produtos
Para definir a linha de produtos, é essencial que você tenha em mente seu público-alvo, em sua maioria, mulheres. Dentro desse universo há uma infinidade de subdivisões, pois elas estão em todas as classes sociais e têm preferências distintas, conforme a região e o poder aquisitivo de cada uma.
Peças exclusivas e originais têm mais destaque no mercado, assim como empresas que atendem bem seus clientes e que apostam na constante atualização da sua linha de produtos. As peças mais comuns são colares, brincos, gargantilhas, broches, pulseiras, anéis, braceletes, tiaras, tornozeleiras e até piercings, que podem ser elaborados a partir da contratação do trabalho de um designer de produtos. Caso você não tenha interesse em contratar esse profissional, é importante que você participe de cursos de fabricação de bijuterias e esteja em constante alerta sobre as tendências da moda e do mercado, a partir de visitas às feiras do setor, leitura das publicações específicas do ramo e observação do que está sendo destacado pela mídia, como adereços usados por famosos em novelas ou programas de televisão.
Produção
Para produzir a bijuteria você precisa ter conhecimento sobre o assunto, tendo em vista que os processos de produção variam muito de peça para peça, assim como os materiais utilizados. A falta de técnicas adequadas na fabricação é o que provoca a maioria dos problemas, como a ausência de qualidade, que leva à perda de credibilidade do produto. Assim, o ideal é procurar as escolas especializadas ou, para quem não tem essa opção, os cursos por correspondência. Para os iniciantes existem cursos básicos de montagem de bijuterias finas.
A produção mais simples é aquela totalmente artesanal, feita num pequeno espaço, valendo-se de alicates, colas, fios de náilon, contas, estruturas metálicas e pedras. Essa pequena estrutura é adotada por um grande número de pessoas, que comercializam seus produtos, inicialmente, com os amigos, passando depois a colocá-los em consignação em lojas de bijuterias e vendendo-os a lojas de presentes e artigos femininos.
A fabricação de bijuterias também pode ser desenvolvida mediante uma estrutura maior, devidamente equipada, empregando um número razoável de pessoas. Nesse sentido, uma fábrica de médio porte permitirá a você produzir grande número de peças, ingressando em um mercado amplo e competitivo. É importante lembrar que, independentemente do tamanho da fábrica, as técnicas de produção são basicamente as mesmas. O que diferencia um fabricante do outro é a variedade e criatividade empregada nas peças, que conquistam um público que está sempre à procura de novidades.
Fornecedores
De acordo com a demanda por materiais, você poderá adquiri-los diretamente do fabricante ou de distribuidores. É importante que as matérias-primas utilizadas na fabricação das peças sejam compradas na medida em que surge a demanda para sua produção, sem que haja muitas peças em estoque, o que, basicamente, significa dinheiro parado. Para as pequenas empresas, o ideal é que as compras sejam feitas nas distribuidoras, já que, para vendas diretas, as indústrias exigem uma cota mínima de mercadorias, normalmente superior às necessidades do pequeno fabricante de bijuterias.
É importante que você identifique o fornecedor adequado para cada tipo de material utilizado na confecção das peças. Para tanto, deve consultar catálogos e publicações especializados, sindicatos e entidades empresariais, verificando a qualidade dos materiais, a pontualidade do fornecedor nas entregas e cumprimento de preços e prazos contratados.
Existe uma infinidade de materiais utilizados na fabricação de bijuterias. A escolha dos que serão usados pela fábrica dependerá da linha de produtos e da infraestrutura do negócio. No caso da produção artesanal, os principais são estruturas metálicas para brincos e broches, anéis, pedras, contas, fios e cordões, que poderão ser adquiridos em atacadistas. Para empreendimentos com estrutura voltada para a fabricação em série, a diversidade de matéria-prima é maior. Você pode adquirir não só adornos (pedras, contas etc.), como também liga, solda, pinos, materiais para banhos (ouro, níquel), matrizes etc. Basicamente, os materiais utilizados são de origem nacional, contudo, também pode-se trabalhar com itens importados.
Divulgação
Como em qualquer empresa, o negócio deve contar com um profissional voltado para a área de marketing. Dentro das estratégias estabelecidas, deve ser dado destaque às estratégias de promoção. Tais estratégias são responsáveis pela promoção do produto dentro do mercado. A fábrica de bijuterias pode variar a sua quantidade de clientes de acordo com essas estratégias. Caso as diretrizes estabelecidas forem eficazes, a empresa poderá ter uma maior quantidade de clientes.
É recomendado que a fábrica produza sua propaganda ou publicidade voltada para as lojas de bijuterias, caso a fábrica não compreenda em seu leque de atividade as vendas para o consumidor final. Devem ser usadas várias ferramentas de comunicação, como jornais, revistas e sites de relacionamento. Além disso, a participação em feiras e eventos voltados para esse ramo de negócio também faz parte das estratégias que se aplicam ao negócio.
Caso a loja possua em seu leque de atividade a venda para os compradores finais, deve procurar meios de uma comunicação direta com o seu público. Algumas sugestões são outdoors, disponibilização de panfletos em pontos próximos ao local de vendas da fábrica e propaganda no rádio ou na tevê. Vale ressaltar que a propaganda ou publicidade do negócio deve ter foco em seu público-alvo, caso contrário, poderá atrair consumidores fora da segmentação de mercado.
Logística
A empresa deverá se preocupar com a logística do negócio, tendo em vista que será responsável pela distribuição dos produtos acabados para as lojas de acessórios. Muitas empresas terceirizam esse serviço, conseguindo, assim, um menor custo para as mercadorias e um serviço mais eficiente.
Local e estrutura
Na implantação de uma fábrica de bijuterias deve-se levar em consideração a escolha de um amplo espaço, que permita boa circulação na área de produção em que serão montadas as peças. No caso de você não contar com muitos recursos financeiros, é possível que a fábrica seja montada em casa, desde que haja boa iluminação sobre a mesa de trabalho, ambiente tranquilo e mesas e cadeiras de boa altura e confortáveis. Uma dica é usar lâmpadas fluorescentes brancas no local, que não deformam as cores dos materiais.
A distribuição do mobiliário é feita de acordo com as necessidades da linha de produção pretendida, que pode contar com prateleiras para guarda de material, estantes que servem para organizar a matéria-prima e mesas de trabalho nas quais as peças serão montadas, além de máquinas para a confecção das peças.
Caso você queira comercializar as peças confeccionadas, será importante que a fábrica tenha um setor de atendimento ao público, que pode ser uma pequena loja, cujo objetivo é a venda no atacado e no varejo. Pode-se reservar uma área pequena para esse propósito, com a finalidade de atrair compradores e curiosos. Outra opção é alugar uma loja, preferivelmente em centros de compras e/ou bem localizados comercialmente. Como as bijuterias geralmente são de pequeno tamanho, leves e frágeis, a grande maioria pode ser exposta em vitrines, iluminadas por lâmpadas de croica, que valorizam o produto.
Caso a empresa opte por montar uma loja em local diferente da fábrica, é interessante que se observe o mercado disponível naquela região, bem como o fluxo de pessoas e os hábitos de consumo destas.
Há também, na fábrica, necessidade de se ter um espaço para a administração, com uma mesa de trabalho e reunião, e outra para fax, computador e impressora. Um banheiro para os funcionários também é importante. As fachadas da fábrica e da loja, por sua vez, devem ficar no nível da rua, evitando que o negócio fique escondido de possíveis clientes que passem pela região. Evite também instalar o empreendimento em locais onde já existam outras fábricas de bijuterias.
Design de ambientes
O design de ambientes compreende o planejamento da ocupação e do uso dos espaços. Baseia-se em aspectos conceituais, funcionais e estéticos da composição e tem como objetivo a concepção de ambientes eficientes às demandas estabelecidas. O projeto de design visa facilitar a apropriação do espaço, o uso dos objetos e a percepção das informações pelos usuários. É indicado principalmente às empresas por proporcionar ambientes mais atrativos, confortáveis e produtivos, características importantes para diferenciação e competitividade.
A seguir, apresentamos importantes aspectos a serem considerados no projeto de design de ambientes de uma fábrica de bijuterias. É importante lembrar que cada negócio possui suas próprias características, que precisam ser observadas. Assim, para desenvolver o projeto de design de ambientes do seu empreendimento é aconselhável que você procure a ajuda de um profissional especializado, ou seja, o designer de ambientes.
- Para o projeto de uma fábrica de bijuterias, deve-se levar em consideração a maior importância da área de fabricação das peças e da área de administração, para recepção de compradores, visto que o objetivo da fábrica é vender a atacado, e não ao varejo. Mas nada impede de reservar uma área pequena para vendas a varejo, porém a maior área da fábrica deve ser ao escritório e à linha de montagem.
- Tenha cuidados próprios no que diz respeito a expor as peças de forma correta. Essas peças são pequenas, leves, frágeis e fáceis de serem furtadas. Por isso, não o cuidado deve se estender às peças armazenadas e manipuladas. Estude um sistema antifurto.
- O piso deve ser branco, liso, plano e resistente e livre de arestas. Isso é muito importante quando se trabalha com peças muito pequenas que vez ou outra caem no chão e necessita serem apanhadas. Você pode fazer um estudo e ver qual a cor que oferece um melhor contraste com as cores das peças com as quais você trabalha, mas tendo em mente que a cor do piso tem um caráter funcional muito importante.
Fique atento!
- Portas preferencialmente de vidro, com abertura total mínima de 1m. A entrada deve ser acessível e sinalizada.
- Os pisos devem ter superfície regular, firme, estável e antiderrapante sob qualquer condição. Devem ser resistentes ao tráfego e de material de fácil limpeza.
- Todos os estabelecimentos devem ser providos de extintores portáteis, colocados em locais assinalados, de fácil acesso e visualização.
- Para os trabalhos realizados sentados, os assentos devem ser confortáveis e de altura ajustável.
- As portas devem ter um vão livre mínimo de 0,80m e altura mínima de 2,10m.
- Os balcões do caixa e da área de conferência e embalagem devem estar próximos um do outro e contemplar a visibilidade de toda a fábrica, sendo localizados, preferencialmente, próximo à entrada/saída.
- Código de Defesa do Consumidor
Recursos humanos
Os profissionais devem ser qualificados para as funções que irão exercer e precisam receber treinamento constante. Observe, ao selecionar um possível candidato a funcionário que montará as peças, se ele tem habilidade no trabalho com as mãos, espírito observador e criatividade. Os vendedores, por sua vez, precisam ser educados, comunicativos, elegantes e devem ser treinados para saber vender bem e ser atenciosos com os clientes.
Sugestão de composição da equipe de trabalho, que irá variar de acordo com a estrutura do negócio:
- Administrativo financeiro
- Auxiliar-administrativo
- Auxiliares de montagem
- Gerente
- Montadores
- Pessoal da área comercial
- Recepcionista
Há também alguns prestadores de serviços de que você poderá precisar:
- Advogado
- Bombeiro hidráulico
- Contador
- Designer de produtos
- Eletricista
- Pedreiro
- Pintor
Equipamentos, produtos e serviços
Máquinas e equipamentos
- Alicate de corte
- Alicate de ponta chata
- Alicate de ponta redonda
- Armário de aço com gavetas para guardar pequenos acessórios
- Balança
- Computador
- Impressora
- Centrífuga com ajuste a vácuo para metais de baixa fusão
- Centrífuga automática para diversos discos
- Equipamento automático para colagem de strass, pérolas e outras pedras
- Equipamento de deposição de metais preciosos ou não pelo sistema de canetas
- Equipamentos de folheação a ouro e prata
- Equipamento de limpeza a vapor
- Estilete
- Forno para metais de baixa fusão
- Grampeador
- Lixadeiras pequenas vertical e horizontal
- Máquinas automáticas para fazer argolas e elos
- Máquina automática de solda elétrica para soldagem de pinos e componentes
- Máquina automática para dobragem e confecção de diversas formas de componentes de fios e laminados
- Máquina de costura
- Máquina para apertar argolas
- Máquina para retorcer fios e perfis
- Máquina para apontar fios
- Máquinas perfiladoras de microtubos e seus acessórios
- Máquinas a vácuo ou mecânicas para virar, furar e rebordar
- Máquinas de serra circular para microdiscos de serras
- Mesa para esmaltação com injetor automático
- Mesa com motor de polimento com sistema de exaustão
- Mesa com microfuradeiras de alta rotação e dispositivos rosqueadores
- Mesa de montagem
- Prensas automáticas de alta velocidade, com alimentador automático, mecânico ou a vácuo, de 100 a 500 toneladas de pressão
- Tesoura
- Tornos pequenos para usinagem de caixas de relógios e outros
Mobiliário
- Armários
- Cadeiras
- Estantes
- Mesas
Matérias-primas básicas
- Alfinete grande
- Arame
- Argolas de vários tipos e tamanhos
- Argolas para brincos
- Cabos de aço de diversas cores e números
- Canudos diversos
- Celonites
- Colas diversas (branca, instantânea, coloridas, quente, de araldite e “de sapateiro”)
- Contrapinos prata e dourado
- Correntes douradas e prateadas
- Elásticos de diversos tipos
- Entremeios diversos
- Fechos tipo “mosquete”
- Fios de couro e borracha
- Fios de náilon de várias cores
- Fixadores dourado e prata
- Molas espirais para pulseira e anel
- Pinos para brincos
- Tarrachas grandes e pequenas
- Terminais de aperto de vários tamanhos
Matérias-primas decorativas
- Canutilhos de várias cores e tamanhos
- Cascalhos
- Cerâmica de várias cores e formatos
- Missangas de cores e tamanhos variados
- Pedras diversas
Outros
- Mostruários
- Caixas para joias e bijuterias
Serviços
- Sistema antifurto
- Sistema informatizado de controle de estoque e fluxo de caixa
Fonte: SEBRAE/MG
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