Este post trata de como identificar franquias duvidosas. Sabemos que as franquias são investimentos preferenciais de muitos empresários que querem minimizar o risco de um negócio. Entretanto, isso pode não ser muito verdade. A Exame dá uma série de dicas, sobretudo para quem deseja investir nas 'franquias da moda': Não investir naquelas que estão na moda (as últimas modas: paleterias, cupcakes, frozen, bolerias, microfranquias e muitas outras) parece um verdadeiro golpe contra o senso comum de sucesso garantido!
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Franquias são negócios que possuem conceitos exaustivamente testados e de sucesso comprovado. O principal benefício de uma franquia é ter sido testada ao longo de um período que possibilitou passar por todo o tipo de intempéries que incluem vendavais, chuvas torrenciais, tempestades e também 'céu de brigadeiro'.
Alguns desses negócios (e não todos), tipicamente modais, possuem algumas características comuns e é fácil identificá-los:
1 - Falta de experiência
A maioria destas franquias possui zero experiência (tempo entre o lançamento do negócio e início da expansão com franquias), ou seja – não me fale há quanto tempo você fundou sua fábrica de paletas mexicanas, mas sim há quanto tempo você fundou e opera suas várias lojas de paletas.
Esse negócio não foi adequadamente testado e também não passou por nenhuma dificuldade que poderia ter atestado sua performance como um bom negócio.
2 - Bom negócio, mas só para você!
Normalmente estes franqueadores não possuem unidades próprias, ou seja, não conseguiram nem mesmo testar o conceito e também não querem dar continuidade às inovações e desenvolvimento do negócio.
Quando um franqueador não possui um adequado número de unidades próprias está te avisando que o negócio é muito bom, mas só para você.
3 - Divulgação excessiva
Massiva divulgação da imprensa, que valoriza o produto e não o conceito do negócio. Realmente paletas mexicanas e frozen yogurte no verão são um sucesso de vendas. Mas no inverno com manter uma massa de clientes que gastem o suficiente para pagar pelo menos o aluguel do shopping e os salários dos empregados?
4 - Investimento inicial desproporcional à geração de caixa do negócio
Franquias modais não conseguem no curto espaço de sua existência o devido ajuste entre o investimento inicial (especialmente nas instalações) e a geração de caixa necessária para o retorno esperado do negócio.
Na maioria das vezes, o franqueador nunca operou o negócio que está vendendo como franquia ou, mesmo quando o fez, não passou pelo ciclo completo para entender o ciclo e seu retorno de investimentos.
Investimento alto com ticket médio baixo significam que o negócio exige uma grande quantidade diária de transações de caixa (venda). Será que é possível manter filas de clientes todos os dias, por 30 dias, por 365 dias?
5 - Falta de consistência gera novo modelo
Para sobreviverem, mesmo que ameaçados por um período de tempo pequeno, estes franqueadores sempre inventam outros conceitos com o mesmo produto. Assim, na sequência aparecem os modelos de lojas pequenas, quiosques, carrinhos e mesmo home-based, e a característica comum é que estes franqueadores nunca operaram uma única loja deste novo conceito.
6 - Franqueadores fornecedores
Franqueadores que confundem entregar conceito de um negócio e “know-how” com industrializar e fornecer para franqueados. Suas receitas e resultados estão baseados em vender mais para franqueados; o que o franqueado vender, é problema dele.
Este franqueador tem sua estrutura de apoio ao franqueado para ajudá-lo a comprar mais, e não o suporte e apoio para que ele venda mais. Estes franqueados, por sua vez, não possuem opção para melhorar seus custos e retornar investimentos.
Fonte: Exame
Tudo isso exige atenção de quem pretende adquirir uma franquia. 😉 Espero que tenham gostado da dica. Sucesso!
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