Como Incluir o Nome Fantasia da Empresa

Segue instrução de como incluir o Nome Fantasia da sua empresa:

  1. Baixe o Programa Receitanet.
  2. Faça também o download do Coleta Web.
  3. Baixe e instale os programas.

Você deve agora preencher um formulário no programa. Siga os passos abaixo para realizar essa operação:

  1. Abra o aplicativo Coleta Web (não é necessário abrir o Receitanet; este serve para enviar o formulário via internet para a Receita Federal)
  2. No menu superior, clique em “Documentos” -> “Novo”
  3. Marque a caixinha “Pessoa Jurídica e demais Entidades”.
  4. Nos campos que aparecem, marque “Alteração cadastral”
  5. Informe seu CNPJ, UF de origem e município de origem.
  6. O Formulário será criado, você tem três janelas: “Eventos”, “Identificação”, “Representante/preposto”
  7. Em “Eventos”, marque a caixinha “Dados cadastrais / Situações especiais”. Você deverá informar o código do evento, que para a alteração do nome fantasia é o código 221 – Alteração do título do estabelecimento (nome fantasia). Em “data do evento” informe a data atual, que é a data de envio desse formulário.
  8. Em “Identificação”, informe seu CNPJ, Código da Natureza Jurídica. Informe o nome fantasia pretendido (deve conter no máximo 55 caracteres), e o NIRE (no caso do MEI, esse número está no certificado de condição de Empreendedor Individual, ao lado do CNPJ).
  9. Em “Representante / preposto”, marque a caixinha “Representante”. Preencha seu nome e CPF.
  10. O formulário está preenchido. No menu superior, clique em “Documentos” -> “Gravar para Transmissão”. Selecione o documento na lista e clique em “OK”.

Antes de enviar você receberá uma informação sobre a data. Se quiser ler mais, clique em sim, porém a data a ser preenchida deve ser a data atual (do envio do documento). Nesse caso, se já tem certeza dessa informação, clique em “Não” e confirme o seu envio clicando em “Enviar”. (Obs: se você clicar em “Sim” para ver informações sobre a data, terá que abrir novamente o documento e clicar em “gravar transmissão” para concluir o processo).

Agora você receberá as informações para acompanhar a sua solicitação. Geralmente demora em média uma hora para o DBE (Documento Básico de Entrada) estar disponível. Para imprimir o número de acompanhamento, clique em “Documentos” -> “Abrir”. Selecione o seu documento, vá novamente no menu superior e clique em “Documentos” -> “Imprimir..”. Escolha a opção “Recibo de entrega do CNPJ” e clique em OK. Selecione o documento clicando duas vezes na pasta e pronto, o número será impresso.

Para acompanhar o processo, acesse: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/fcpj/consulta.asp

Informe os números impressos no documento.

Ainda não acabou. Quando o DBE estiver disponível, você deve imprimi-lo, assinar e reconhecer firma em cartório e entregar pessoalmente na Receita Federal.

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2 Comentários


    1. Prezado Otávio,
      Obrigado pelo comentário! Caso queira tirar qualquer dúvida sobre gestão empresarial, basta entrar em contato.
      Abraços e sucesso!!

      Responder

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