Segue instrução de como incluir o Nome Fantasia da sua empresa:
- Baixe o Programa Receitanet.
- Faça também o download do Coleta Web.
- Baixe e instale os programas.
Você deve agora preencher um formulário no programa. Siga os passos abaixo para realizar essa operação:
- Abra o aplicativo Coleta Web (não é necessário abrir o Receitanet; este serve para enviar o formulário via internet para a Receita Federal)
- No menu superior, clique em “Documentos” -> “Novo”
- Marque a caixinha “Pessoa Jurídica e demais Entidades”.
- Nos campos que aparecem, marque “Alteração cadastral”
- Informe seu CNPJ, UF de origem e município de origem.
- O Formulário será criado, você tem três janelas: “Eventos”, “Identificação”, “Representante/preposto”
- Em “Eventos”, marque a caixinha “Dados cadastrais / Situações especiais”. Você deverá informar o código do evento, que para a alteração do nome fantasia é o código 221 – Alteração do título do estabelecimento (nome fantasia). Em “data do evento” informe a data atual, que é a data de envio desse formulário.
- Em “Identificação”, informe seu CNPJ, Código da Natureza Jurídica. Informe o nome fantasia pretendido (deve conter no máximo 55 caracteres), e o NIRE (no caso do MEI, esse número está no certificado de condição de Empreendedor Individual, ao lado do CNPJ).
- Em “Representante / preposto”, marque a caixinha “Representante”. Preencha seu nome e CPF.
- O formulário está preenchido. No menu superior, clique em “Documentos” -> “Gravar para Transmissão”. Selecione o documento na lista e clique em “OK”.
- Como Conseguir o Código de Barras
- Roteiro para Registro de Marca – INPI
- Débito com a Receita Federal – Carnê da Cidadania do Empreendedor Individual (MEI)
- Requisitos para o Vínculo Empregatício – O que gera o Vínculo Empregatício?
Antes de enviar você receberá uma informação sobre a data. Se quiser ler mais, clique em sim, porém a data a ser preenchida deve ser a data atual (do envio do documento). Nesse caso, se já tem certeza dessa informação, clique em “Não” e confirme o seu envio clicando em “Enviar”. (Obs: se você clicar em “Sim” para ver informações sobre a data, terá que abrir novamente o documento e clicar em “gravar transmissão” para concluir o processo).
Agora você receberá as informações para acompanhar a sua solicitação. Geralmente demora em média uma hora para o DBE (Documento Básico de Entrada) estar disponível. Para imprimir o número de acompanhamento, clique em “Documentos” -> “Abrir”. Selecione o seu documento, vá novamente no menu superior e clique em “Documentos” -> “Imprimir..”. Escolha a opção “Recibo de entrega do CNPJ” e clique em OK. Selecione o documento clicando duas vezes na pasta e pronto, o número será impresso.
Para acompanhar o processo, acesse: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/fcpj/consulta.asp
Informe os números impressos no documento.
Ainda não acabou. Quando o DBE estiver disponível, você deve imprimi-lo, assinar e reconhecer firma em cartório e entregar pessoalmente na Receita Federal.
Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Comente também abaixo. Faça também seus comentários abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.
Link permanente
Legal!
Texto bem direto de como se faz.
Explica bem como fazer passo a passo.
Link permanente
Prezado Otávio,
Obrigado pelo comentário! Caso queira tirar qualquer dúvida sobre gestão empresarial, basta entrar em contato.
Abraços e sucesso!!