Essa é a pergunta de muitas pessoas que empreendem: "Abri uma Empresa... E Agora?". Essa pergunta muito se deve a falta de conhecimento de gestão ou do mercado. Mas isso é mais comum do que você pode imaginar. Pensando nisso, o SEBRAE de Minas Gerais, em parceria com a Junta Comercial de Minas Gerais, criou essa matéria (logo abaixo) para orientar os empresários que se encontram nessa situação. Afinal, o negócio tem que dar lucro, que compense o investimento feito, e que justifique mantê-la aberta.
Mas o lucro não vem por acaso; consegui-lo é seu desafio diário. Infelizmente muitas empresas não conseguem. Acredite: cerca de 60% das empresas morrem antes de completar o quinto ano de vida. Muitas são as causas, mas as mais incidentes estão relacionadas com as decisões que os responsáveis tomam diariamente nas empresas, fruto do modelo de gestão adotado.
Mas como tomar boas decisões? Como administrar a empresa?
Sabemos que o processo de tomada de decisões depende muito da personalidade de quem dirige a empresa, mas também depende do suporte que essas pessoas recebem e das técnicas de gestão que adotam para manter o negócio sob domínio. É sobre o aprimoramento de técnicas de gestão que queremos começar a fornecer para você nosso apoio.
Mas, para estarmos juntos neste desafio de administrar bem a empresa, precisamos alinhar com você a importância de algumas ferramentas de gestão que empresas bem-sucedidas não abrem mão de adotar, e as empresas que fracassaram não adotaram convenientemente.
Primeiramente, queremos chamar sua atenção para o planejamento empresarial.
Planejar é o exercício de se antecipar ao futuro da empresa, de traçar o caminho a seguir, de definir rumo, de preparar a empresa para vencer as condições adversas, de combinar adequadamente os recursos para produzir a competitividade necessária.
Como Elaborar um Plano Estratégico
A providência de planejar a empresa é tomada antes de abrir. Se você não cuidou disso, a sorte está lançada, mas ainda dá tempo. Até porque será ação contínua daqui para a frente. Os próximos passos de sua empresa precisam ser imaginados e definidos, e as condições e recursos necessários para dar esses passos precisam ser conseguidos. Se você não sabe para onde quer ir, qualquer direção serve; se não sabe a empresa que deseja ter, qualquer uma serve; se não sabe o lucro que deseja ou que precisa ter, qualquer lucro servirá, até lucro zero. A falta de planejamento tem sido apontada como a principal causa dos fracassos empresariais.
Se você iniciou a empresa a partir de um plano que apontou a viabilidade do negócio, parabéns, começou certo, mas já está na hora de refazê-lo, de atualizá-lo considerando o fato novo: a empresa está aberta e funcionando, não é mais um sonho. Novas condições estão surgindo, novas providências deverão ser tomadas.
O que é e para que serve um Plano de Negócios
Reflita um pouco mais sobre os desafios que tem de vencer nesta fase de viabilização do negócio.
As vendas
- Como estão suas vendas?
- Já ultrapassou o “Ponto de equilíbrio”?
- Qual é a meta de vendas que precisa ser alcançada para acumular o lucro necessário?
- Você já sabe onde precisa chegar?
- Já tem uma estratégia de como atingir o volume de vendas ideal?
A Técnica da Venda Eficaz
Truques do Comércio para Atrair Clientes
Ponto de Equilíbrio: é uma ferramenta utilizada pelos empreendedores, baseada nas relações entre vendas (receitas) e custos, cuja finalidade é determinar o ponto em que as vendas cobrem exatamente os custos totais da empresa.
Imagine o seu mês. A análise do Ponto de Equilíbrio indicará quantos dias você terá que trabalhar para cobrir todos os seus custos mensais e começar a ter lucro.
É bom que você saiba qual é o seu Ponto de Equilíbrio, pois sem essa informação fica muito difícil saber se o seu esforço de vendas no mês está sendo satisfatório ou mesmo se a sua estratégia de vendas está dando resultados. A meta de venda do Ponto de Equilíbrio e a meta de venda para gerar o lucro desejado são a sua principal força de planejamento.
Os concorrentes
- Como os seus concorrentes reagiram à chegada da sua empresa no mercado?
- Você já sabe se houve alguma movimentação dos seus concorrentes na política de preços, nas condições de pagamentos ou na qualidade dos produtos/serviços oferecidos como forma de barrar ou criar dificuldades para a sua entrada?
- Você, no contato com os seus clientes, tem percebido a movimentação dos seus concorrentes?
- Qual é a sua estratégia para monitorar a ação dos concorrentes?
Concorrente: você tem, basicamente, dois tipos de concorrentes: o direto e o indireto. O concorrente direto é aquele que fornece um produto igual ao seu ou com poucas diferenças. O concorrente indireto é aquele que compete com você na conquista do cliente, ou seja, ele disputa com você o “bolso do cliente” (renda disponível do cliente) com outros produtos ou até mesmo com produtos substitutos aos que você oferece.
Essa distinção é importante, pois permite a você duas coisas: primeiro, saber quem realmente está disputando o cliente com você e as suas estratégias; segundo, obriga a conhecer melhor o seu cliente para saber quais são os interesses deles e no que eles pretendem gastar os seus recursos, para que você possa fazer uma oferta adequada às necessidades deles
Os fornecedores
- Como está o seu relacionamento com os fornecedores?
- Você já conseguiu abrir uma política de crédito com eles ou ainda tem que comprar à vista?
- Aqueles fornecedores previstos inicialmente têm atendido a sua necessidade e em condições favoráveis de preço, qualidade e de entrega?
- É você quem tem comprado pessoalmente?
- Como você está controlando a chegada e a saída desse material na sua empresa?
- Qual a sua estratégia para conseguir novos fornecedores e manter uma boa relação com os atuais para ter melhores preços, prazos e condições de pagamento?
Política de Crédito: as empresas, normalmente, elaboram um cadastro de seus clientes, com dados tais como porte da empresa, faturamento médio, últimas compras, pontualidade nos pagamentos, referências comerciais e bancárias, entre outros, para definir o risco de crédito de seus clientes, ou seja, o quanto elas podem confiar nos seus clientes. É através dela que as empresas concedem descontos, prazos maiores para pagamento ou mesmo definem ofertas específicas aos seus grupos de clientes.
Os custos da empresa
- Você já sabe com maior clareza quais são os custos que precisa pagar independente de você vender ou não?
- eles estão sendo registrados para que você possa controlá-los melhor?
- Você já consegue dimensionar se os custos fixos irão se repetir para os próximos meses?
- É possível reduzi-los sem que isso afete o funcionamento da empresa?
Classificação de Custos: quando nos referimos a custo estamos sempre falando do sacrifício que as empresas fazem para pagarem as suas contas. Para facilitar, podemos dividir os custos em dois tipos: os custos fixos e os custos variáveis.
Custos Fixos: são aqueles que não se alteram, com o aumento ou a redução do nível de produção ou de vendas.
Por exemplo: se a empresa paga mensalmente o valor de R$ 1.000,00 a título de aluguel do imóvel onde está instalada, havendo um aumento ou uma queda de 15% na produção ou na venda mensal, o aluguel permanece inalterado. É exatamente esse fato que caracteriza o custo fixo.
Custos Variáveis: são aqueles que variam em função do nível de produção e vendas.
Lucro x Caixa – Diferença entre Lucro e Caixa
Como Calcular a Depreciação de Máquinas e Equipamentos
Por exemplo: suponhamos que uma empresa venda R$ 10.000,00 em um determinado mês e pague, a título de comissões, 5% das vendas. Naquele mês, ela terá que desembolsar R$ 500,00. Caso aumente suas vendas para R$ 15.000,00, terá que pagar não R$ 500,00, e sim R$ 750,00 (5% do novo volume de vendas).
Margem de Contribuição: é um dos conceitos mais importantes dentro da análise financeira de uma empresa. É o que sobra para a empresa da receita de vendas após pagar os custos variáveis. É através da análise da margem de contribuição de cada produto que você poderá avaliar a viabilidade de manter ou não um produto, de saber se ele lhe traz lucro ou prejuízo.
No atual ambiente de negócios em que vivemos, ter esses custos definidos e bem organizados é condição crucial para o sucesso de uma empresa. Se você sabe exatamente quanto custa o seu produto ou serviço, e o seu cliente lhe pede um desconto, ficará muito mais fácil concedê-lo ou não e fechar uma grande venda. E se você não está obtendo os lucros desejados e precisa reduzir custos, saberá com mais facilidade onde deverá cortar as suas despesas.
Situação financeira
- Como está o seu resultado financeiro?
- Você já sabe se tem lucro ou prejuízo com sua empresa nesse período?
- Você saberia dizer isso precisamente hoje?
Crédito Não é Remédio para Má Gestão
Planilha Fluxo de Caixa – Controle o Caixa da Empresa
Lucro: por definição, é uma função entre receitas e custos.
Portanto: lucro = receitas – custos.
As receitas são determinadas pelo preço unitário e o número de unidades vendidas. Portanto: receita = preço x quantidade vendida.
Os custos podem ser divididos em custos fixos e custos variáveis, lembrando que os custos variáveis totais dependem das unidades vendidas.
Portanto: custos totais = custos fixos totais + custos variáveis totais, sendo que os custos variáveis totais = custo variável unitário x quantidade vendida.
Assim, pode-se tirar algumas conclusões:
- O lucro poderá ser maior se o custo fixo total for menor;
- Se você não alterar o seu custo fixo total, para aumentar o seu lucro é preciso aumentar a quantidade vendida ou reduzir o custo variável unitário de seus produtos;
- O preço exerce um papel fundamental no lucro; no entanto, a sua elevação depende muito do quanto o seu cliente está disposto a pagar.
Dessa forma, quando se fala em aumentar o seu lucro, é preciso estar atento a esses fatores que o condicionam. É preciso definir as suas metas para volume de vendas, lucro e custos, visando obter melhores resultados
Preço de venda
- Como os clientes reagiram aos seus preços de venda e às condições de pagamento oferecidas?
- Agora que você está com a empresa aberta, o cálculo para formar o preço de venda do produto já está mais fácil ou você ainda tem dúvidas sobre como deveria calcular esses preços?
- Você já tem a lista de materiais que tem que comprar em função do volume de vendas do seu produto/serviço?
- Você já se perguntou se os clientes pagariam mais pelos seus produtos ou serviços?
- Comparado aos seus concorrentes, seus preços estão acima ou abaixo dos preços praticados?
- Os clientes reconhecem a qualidade de sua empresa e estão dispostos a pagar por isso?
- Qual a sua estratégia para se diferenciar dos demais?
Nessa questão existem pelo menos três métodos que o ajudarão a calcular o preço de venda do seu produto: preço a partir do custo; preço a partir da concorrência e preço a partir do consumidor.
Preço a partir do custo: é uma maneira da empresa calcular o seu preço de venda de dentro para fora, ou seja, o preço ideal é calculado para cobrir todos os custos e despesas da empresa, obtendo, portanto, o lucro desejado.
Preço a partir da concorrência: parte-se do preço praticado no mercado pela concorrência, ou seja, de fora para dentro, e calcula-se internamente para verificar se esse preço cobrirá todos os custos e despesas da empresa, obtendo, portanto, o lucro desejado.
Preço a partir do consumidor: parte-se de uma pesquisa junto ao público-alvo para determinar o quanto ele estaria disposto a pagar pelos produtos e serviços ofertados para, então, verificar se esse preço cobrirá todos os custos e despesas, permitindo, assim, chegar ao lucro desejado.
Assim, qualquer que seja o método que venha a aplicar, você precisará ter a certeza de que o preço que praticar será compensador para a sua empresa, isto é, ele deverá cobrir os seus custos gerando, ainda, margem de lucro. Se o preço que o mercado se dispõe a pagar for menor que o preço calculado por você e tido como razoável para a sua empresa, é sinal de que você provavelmente precisa rever o seu modelo de negócio para obter substancial redução dos seus custos.
Os controles
- Você tem utilizado a ferramenta “Fluxo de Caixa” para gerenciar a entrada e a saída de recursos financeiros na sua empresa?
- Você faz o controle das contas a pagar e a receber?
- As emissões de cheques têm sido controladas?
- Cartão de crédito e descontos de duplicatas são monitorados e controlados?
- Você possui indicadores financeiros, tais como lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição, entre outros?
- Qual a sua estratégia financeira de curto, médio e longo prazo?
Fluxo de Caixa: é uma ferramenta utilizada para medir as necessidades futuras de recursos, a capacidade de pagamento pontual dos compromissos assumidos, bem como a disponibilidade para investimentos. É composto basicamente pela combinação de contas a pagar e contas a receber.
Contas a pagar: são todas as obrigações assumidas pela empresa, como de compras de mercadorias para revenda ou industrialização, impostos e outros custos variáveis, despesas fixas, investimentos, etc.
Contas a receber: são direitos que a empresa possui, correspondentes à venda de mercadorias, prestação de serviços ou vendas de bens do imobilizado (imóveis, veículos, equipamentos, etc.). É importante, para melhor retratar as expectativas de entrada de caixa, considerar as vendas estimadas, ainda não realizadas.
Algumas questões importantes podem ser verificadas a partir dessa ferramenta:
- Se houver atraso no recebimento das vendas, como devo proceder para ajustar as contas a pagar?
- Qual o valor das vendas projetadas e em que data devo considerá-las?
- Quando o fluxo acumulado for negativo, ou seja, quando o volume previsto para entrar for menor do que o de sair, quais os compromissos a serem postergados para equilibrar o fluxo?
- De quanto dinheiro preciso para manter o funcionamento da empresa.
Para Pensar
As três coisas mais importantes a serem medidas num negócio são: a satisfação dos clientes, a satisfação dos empregados e o fluxo de caixa.
Contador
- Como está o seu controle fiscal?
- Você possui um contador?
- Você sabe de todos os encargos, contribuições e impostos que paga?
- Você tem plano de contas para registrar a movimentação de materiais, pagamentos diversos, patrimônio, entre outras, a fim de controlar todas as operações da empresa?
E os funcionários?
- Como está a sua relação com os funcionários?
- Quais os critérios que você utilizou para a contratação?
- Você tem conseguido passar a eles a sua visão do negócio e as metas que a empresa está perseguindo (metas de vendas, de produção, de custos, de lucro, etc.)?
- As funções que inicialmente você desenhou estão claras, e todos sabem o que devem fazer, como fazer e a quem se reportar?
- Como você tem controlado os registros de funcionário?
- Você já possui uma pasta de cada funcionário de acordo com as normas da legislação trabalhista?
- Os salários que você está oferecendo serviram para atrair funcionários talentosos para a sua equipe?
- Você tem uma estratégia para ter pessoas competentes trabalhando para você?
Equipe: a contratação exige alguns cuidados na seleção de pessoal. Você deve ter muito claro que essa seleção, se não for feita de forma cuidadosa e sistemática, poderá pôr todo o seu trabalho a perder.
Uma vez montada a equipe, é importante a avaliação de desempenho desse pessoal; se forem metas quantitativas, a definição de avaliação de desempenho é um processo simples. Sempre que possível, a atuação poderá ser medida em termos específicos, como o cumprimento das metas estabelecidas.
Então, como você cobra resultados de sua equipe?
Sua Vida pessoal
- Por fim, como você está após esse período?
- Você tem conversado com amigos ou outros colegas empresários sobre esses desafios e sobre como eles superaram essa fase inicial?
- Você tem conseguido um momento para relaxar e recuperar as energias?
- Você já domina a sua empresa ou a empresa ainda controla você?
Estresse: o estresse é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos e emocionais. A primeira coisa que acontece é uma descarga de adrenalina no nosso organismo, e os órgãos que mais sentem são os do aparelho circulatório e do respiratório, causando a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, podendo levar a uma hipertensão arterial.
Quando o fator de estresse se torna crônico, pode levar à alteração do humor e instalar outros estados, tais como depressão, ansiedade excessiva e agressividade.
Portanto, para você que acaba de abrir a sua empresa e enfrentou nesse período os mais diversos desafios, é importante parar e cuidar um pouco de sua saúde mental e corporal. Lembre-se de que você hoje é o oxigênio de sua empresa. Sem você a empresa não existe nesse momento tão delicado das etapas iniciais. Portanto, cuide-se para não somar mais um número negativo nas estatísticas sobre mortalidade de empresas no Brasil.
Seguem algumas dicas para combater o estresse:
Faça exercícios físicos ou pratique esportes regularmente. Isso baixa a pressão arterial e alivia as tensões causadas pelo estresse. |
Arrume um hobby ou um passatempo. Isso ajuda a desviar a atenção e aliviar o estresse. |
Controle a sua dieta, melhorando os seus hábitos alimentares, evitando o consumo de álcool e o fumo. Ao contrário do que muita gente pensa, essas atitudes não são estressantes, e sim ajudam a combater o estresse. |
Procure conversar mais com outras pessoas, melhore o seu relacionamento. Isso não vai curar, mas vai aliviar as tensões. |
Procure sair para se divertir e deixe de se preocupar tanto. Isso irá ajudá-lo a encontrar melhores soluções para o seu dia a dia. |
O sucesso da empresa depende das decisões do dono. O dono precisa estar permanentemente em ótimas condições pessoais para tomar decisões.
Neste momento, após ter contato com todos esses aspectos importantes na existência da sua empresa, nos quais uma atuação adequada é condição determinante para o seu sucesso, acreditamos ser imprescindível que você faça uma reflexão profunda e sincera sobre cada um desses aspectos. Algumas questões foram novidades para você, outras nem tanto, mas é importante que você não se descuide de nenhuma delas. Procure melhorar sempre os resultados de sua empresa.
Avalie honestamente o que você conseguiu fazer no período em que sua empresa está atuando. Faça uma lista de tudo que deu certo e errado. Olhe para essa lista de pontos positivos e negativos e se pergunte: O que eu posso melhorar? Como posso corrigir os meus pontos fracos? Quem eu tenho de contatar para ampliar as minhas vendas? Como está o meu resultado financeiro nesse período? Tenho caixa suficiente para enfrentar os próximos três meses? O que tem dado certo e merece ser ampliado e reforçado? O que posso descartar? Como posso me capacitar para melhor conduzir a minha empresa? Enfim, é importante fazer um balanço das atividades como forma de correção de rumo para alcançar os seus objetivos.
Fonte: SEBRAE/MG
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Boa tarde, achei fantástico esse site, e a idéia de consultoria de vocês.
Bom vamos lá, eu e meu noivo moravamos no RJ e agora viemos para o interior do RS. Observamos deficiência na área de TI e como meu noivo é acadêmico da área resolvemos arriscar. Estamos indo bem, abrimos as portas há 18 dias, mas mesmo assim gostaria de mais idéias… aceitamos sugestoes.
Att.Carlise
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Olá, Carlise!!
Fico muito feliz em saber que você gostou do Blog CaD e da sua proposta. Ficaria muito grato se você divulgasse.
Sei que vocês trabalham com: venda de produtos, sites, cartão de visitas e manutenção. Por ora, vamos discutir apenas alguns pontos. Vejamos:
Percebi que sua empresa foca em serviço e venda de produtos. Isso é um diferencial, pois as grandes redes de produtos eletrônicos conseguem um preço muito mais baixo (e é bastante difícil cobrir o preço deles), mas não conseguem agregar no serviço de reparo e manutenção. (pelo menos é o que acontece na maioria dos locais). Então eu te pergunto: o que os seus clientes buscam? Eu (e 99% das pessoas que conheço) busco uma empresa que conserte meu computador (ou faça algum serviço na minha casa de instalação de rede) e, sobretudo, me assegure da honestidade de quem faz o serviço!! Digo isso porque conheço várias pessoas (inclusive eu) que deixaram o computador no conserto e voltaram com peças trocadas. Esse é o gargalo!! As pessoas colocam nas empresas que sentem SEGURANÇA e HONESTIDADE. Busquem isso! Criem maneiras de passar isso para o cliente (e sobretudo vender isso para o cliente). Foquem nisso que não vão deixar de ter serviço! Conheço muitas empresas de serviço que colocam os números de série e fitas de segurança na frente do cliente como garantia de que ao pegar o computador, as peças serão as mesmas.
Estude seus clientes e procure saber o que eles buscam; reforço isso. Procure saber quem são seus clientes. Já que você está iniciando, já comece fazendo um bom banco de dados com informações relevantes sobre seus clientes (nome, telefone, e-mail, aniversário, perfil de compra, onde mora, como ficou sabendo da RioSul… enfim, informações que serão relevantes no curto, médio e longo prazos). Assim, você poderá definir estratégias para fidelizá-lo.
Olhei o Facebook da sua empresa também. Além das promoções, procure movimentar sua página publicando matérias relacionadas a proteção do computador, tecnologia, mitos de recarga de cartucho de impressora, novos acessórios para computador, dentre outros assuntos voltados para sua empresa. Isso fará com que sua marca se torne mais conhecida e se fortaleça na lembrança dos clientes (não só como uma empresa que só quer colocar promoção e vender produtos, entendeu?). Outra: você tem que dizer que é promoção por conta do aspecto psicológico do cliente, pois ele gosta, mas o preço pode continuar o mesmo!!. Você já viu o mercadinho de bairro o que faz? Coloca sempre o ovo e o feijão na promoção (já que são produtos essenciais) porque o cliente tem a impressão que todos os outros produtos estão em promoção também (isso é uma questão psicológica).
Dê uma olhadinha no blog sobre layout (tem uma matéria sobre empresa de informática).
Por ora, acho que escrevi bastante. A gente segue conversando.
Sucesso!!
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Smoura,
Boa Noite,
Estou passando para parabeniza-lo pelo blog e as resposta muito bacana e explicativas. Bem sou empresario a 9 anos com um grupo Musical que já rodou o mundo e minha produtora agora precisa de novas estrategias para ganhar o mercado competitivo do mundo do entretenimento, tudo que podia fazer já fiz com o Grupo da Velha Guarda Musical da Vila Isabel e desejo abrir mais os horizontes e estou meio sem ideias pra onde ir, pois tenho uma empresa de Produções e Eventos no Rio de Janeiro. Aceito sugestões, pois dei uma freiada em Shows.
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Prezado Adilson,
Agradeço pelo comentário. Sugiro que você elabore um Plano Estratégico. Após a construção do plano, podemos marcar um consultoria e alinharmos/adequarmos conforme sua necessidade.
Qualquer coisa, basta entrar em contato.
Desejo sucesso!!
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Desejo abrir uma loja virtual, mas tenho noção dos gastos que terei e nem por onde começar. Me ajude Por favor.Venda de roupas,perfumaria e acessórios.
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Prezada Fabricia,
Agradeço pelo comentário. Sugiro a seguinte leitura para você: O que é e para que serve um plano de negócios.
Qualquer coisa, basta entrar em contato.
Desejo sucesso!!
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Olá, gostaria de abrir minha empresa nesse mes ainda, porem estou com duvida com relação a contador, se há necessidade, ou tudo é feito pelo site, e se necessario, se existe escritorio de contabilidade conveniado que façam esse trabalho gratuitamente na minha cidade
obrigado
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Prezado Vinícius,
Acredito que você esteja falando do Empreendedor Individual (EI). Nesse caso, você não precisa de contador; pode fazer pelo http://www.PortaldoEmpreendedor.com.br/. Você pode consultar a lista de escritórios nesse link: http://www.fenacon.org.br/atuacao/microempreendedor-individual-mei-3/
Qualquer coisa, basta retornar. Abraço e sucesso!!