É possível abrir empresa sem dinheiro? Numa breve pesquisa no Google, o que mais vemos é gente dizendo que é possível... Existem pouquíssimas possibilidades para alguém começar um negócio sem investir algo. Sabe-se de uma coisa: alguém vai ter que desembolsar algum recurso, nem que seja o seu tempo (que não deixa de ser um recurso valioso).
Há uns anos atendi um empresário, proprietário de um restaurante. Ele estava completamente sem dinheiro e sem capacidade de buscar crédito no mercado (empréstimo). A solução: ele preparava o almoço, vendia à vista, pegava o dinheiro e ia no comércio comprar mais verdura, cereal, etc. Era matando o leão do dia para o negócio avançar. Por menor ou mais simples que seja a operação, capital para giro sempre será necessário.
Não é raro vermos pessoas descapitalizadas, mas é necessário que se tenha o mínimo para começar. Gosto do exemplo dado pelo SEBRAE, num post de mesmo título. Ele indaga: se um jovem trabalha em casa, com o computador, quem paga a conta de energia? Quem paga as contas do escritório (quarto)? Como faz para pagar a passagem para visitar um cliente? É possível pensarmos que não existem custos nesse negócio? Enfim, alguém está financiando! Você pode até vender algo usado ou velho, de sua propriedade, para se capitalizar.
Isso é bom desmistificar mesmo porque causa uma falsa impressão do que é recurso e, futuramente (fatalmente) vai distorcer os custos e resultado da empresa. Já um bom exercício: criar o hábito de anotar e considerar tudo que entra e sai, diretamente ou indiretamente ao negócio.
Independente do que pretende abrir, o mais importante é elaborar um plano de negócio, pois este informará para você os recursos necessários e fará com que você reflita melhor sobre esse negócio de baixo investimento. Segue link para você ter mais informações a respeito: Como Montar um Plano de Negócios.
- O mais importante é acreditar e lutar pelo que se quer. Só alcança vitória quem luta!
- Busque uma oportunidade. Você vai se surpreender com as possibilidades de um novo negócio com baixo investimento... mas você é quem vai descobrir! Leia o post: Em Busca de uma Oportunidade de Negócio.
- Foque naquilo que te dar prazer.
- Analise o mercado (estude bastante seus concorrentes, fornecedores, público a ser atingido, segmento do mercado).
- Saiba do que precisa para fazer sua empresa funcionar (funcionário, capacitação, ponto comercial, legislação, capacidade de produção, logística, tecnologia, dentre outros).
- Tudo que você pesquisou acima tem um valor (ou seja: $), coloque numa planilha e saiba por quanto vai sair esse empreendimento e se você tem condições de investir (ou solicitar empréstimo). Saiba se o retorno sobre o investimento está coerente com as suas expectativas.
Receba gratuitamente o e-book “6 Passos para Construir uma Empresa de Sucesso”
Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.
Questione sempre:
- Existe uma real necessidade do mercado que não é suprida ou é deficiente, carente?
- Qual é a quantidade de potenciais clientes para este negócio? Qual é o seu perfil? Onde se localizam?
- Quais são os principais concorrentes? Quais são os seus pontos fortes e fracos?
- Existem ameaças, como por exemplo, uma nova tecnologia que está prestes a entrar no mercado?
- Existem aspectos legais específicos que devem ser considerados?
- Quais são os valores que o novo produto/serviço agrega para os clientes?
- Quais são as vantagens que a empresa terá ao entrar no negócio?
- Será que o momento correto é realmente este?
- A oportunidade de negócio condiz com as expectativas de lucro da empresa?
- Qual é o investimento necessário? A empresa tem capacidade para isso?
- Tenho vontade pessoal de atuar neste negócio?
Liste todas as ideias de negócio que estavam borbulhando e passe o filtro. Faça um plano de negócio e vá fundo nas informações!! Tenha em mente que uma oportunidade deve ser bem caracterizada e estudada antes da realização do investimento.
Em resumo:
1. atenção ao ambiente de negócios;
2. formulação de diversas idéias;
3. constatação de uma oportunidade potencial;
4. coleta de informações para maior segurança sobre a oportunidade existente e geração de aprendizado;
5. planejamento dos recursos necessários para o aproveitamento da oportunidade;
6. execução do planejamento;
7. análise dos resultados; e
8. atenção ao novo ambiente de negócios.
- Investir em Tesouro Direto
- Conta Pessoal x Conta da Empresa – Planilha para Controle das Finanças Pessoais
- Planilha Fluxo de Caixa – Controle o Caixa da Empresa
Baixe uma Planilha Fluxo de Caixa Completa (sem qualquer bloqueio de fórmula)
Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.
Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Comente também abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.