Como Montar um Pet Shop

Este post apresenta mais uma dica de negócio para você. Saiba como montar um pet shop. Na última década, vem sendo observada uma expressiva expansão no setor de pet shop, especialmente nos grandes centros. A adoração e valorização dos animais domésticos aumentam, assim como a quantidade de pessoas que possuem pets. O cuidado com eles vem se sofisticando com as invenções desse setor, são criados inúmeros produtos, além dos básicos, para o uso dos animais. Contudo, apesar do alto potencial do segmento, os pet shops enfrentam a concorrência de outros pontos de distribuição e supermercados.

Os cuidados com os animais domésticos têm aumentado e, em alguns casos, proprietários tratam os animais quase como filhos. Eles se preocupam em oferecer a melhor comida aos animais, despreocupando-se muitas vezes com o preço. Procuram cada vez mais sofisticação e originalidades para os animais e se preocupam verdadeiramente com os serviços prestados a eles. Essas tendências do mercado abrem oportunidades para quem pretende entrar nesse ramo.

Receba gratuitamente o e-book “6 Passos para Construir uma Empresa de Sucesso”

Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.>

O SEBRAE/MG desenvolveu essas dicas para quem deseja montar um pet shop. Leia a matéria completa abaixo e saiba mais sobre o funcionamento do seu futuro negócio, um pet shop:

De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, as atividades de pet shop se classificam como alojamento, higiene e embelezamento de animais (9609-2/03) e compreende:

  • As atividades de alojamento, higiene e embelezamento de animais domésticos;
  • Os serviços de adestramento de animais domésticos, exceto cães de guarda.

E não compreende:

  • As atividades veterinárias.

Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação (4789-0/04) compreende:

  • O comércio varejista de animais de estimação vivos para criação doméstica - cães, gatos, pássaros, peixes ornamentais, etc.;
  • O comércio varejista de artigos e acessórios para animais domésticos tais como: mordaças, focinheiras, coleiras, guias, artigos de montaria/selaria, casas e camas para cães e gatos, comedouros, bebedouros e outros produtos para pequenos animais;
  • O comércio varejista de ração e outros produtos alimentícios para animais de estimação.

Comércio varejista de medicamentos veterinários (4771-7/04) compreende:

  • O comércio varejista de medicamentos para uso veterinário, inclusive vacinas.

Nada impede que você explore atividades cumulativamente, como os serviços de banho e tosa, comércio de ração e medicamentos veterinários, mas lembre-se de fazer constar nos atos constitutivos (Contrato Social), na cláusula do objeto social, as três atividades.

O carro chefe das vendas, usualmente, são os alimentos para animais. Contudo, a comercialização de acessórios como coleiras, gaiolas, roupinhas, camas, brinquedos, serviços veterinários e de tosa e banho são alternativas que devem ser levadas em consideração.

Além dessas alternativas, o empreendedor pode optar pelo comércio de filhotes de cães, gatos, peixes e animais exóticos. Mas lembre-se:

- Só comercialize animais provindos de criatórios totalmente legalizados, caso contrário, enfrentará problemas com a Justiça;
- Animais como cães e gatos são vendidos em consignação ou por encomenda e não ficam na loja mais de um dia em decorrência dos custos de manutenção e a responsabilidade sobre eles.

Para realizar a comercialização de animais, você precisa se orientar acerca da necessidade de autorização com os órgãos locais de proteção dos animais e Vigilância Sanitária.

Um pet shop pode oferecer o transporte de animais, a entrega e atendimento em domicílio, cursos de estética canina, a disponibilização do serviço de "hotelzinho para animais", em que o pet shop oferece acomodação e cuidados aos animais, enquanto seus donos viajam. Outra opção é criar um Plano de Saúde para animais, em que se podem oferecer descontos em consultas, vacinas, cirurgias, medicamentos e rações.

Recomenda-se que você verifique as leis e normas municipais, estaduais e federais que regem a construção e o uso de edifícios, antes de fechar o contrato de locação ou de compra do imóvel.

A qualidade do atendimento aos clientes depende da contratação de funcionários que estejam familiarizados com o mercado. Para trabalhar nesse tipo de negócio é preciso gostar de animais e conhecer bem o assunto, pois os clientes costumam buscar mais informações sobre os animais e suas necessidades perante os vendedores. Além disso, é necessário saber a melhor forma de tratá-los, bem como os produtos mais adequados a cada caso.

Antes de realizar qualquer investimento, você deve buscar informações detalhadas sobre o setor e o perfil dos consumidores que pretende atender, de modo a se orientar na escolha do local para a implantação da loja, bem como constituição do mix de produtos e serviços a serem oferecidos. Atualmente, encontramos pet shops que vendem produtos básicos de alimentação, higiene e beleza, até os mais sofisticados, que comercializam roupas de grifes famosas.

Clientes

Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e desejam, por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e as tendências de compra deles são essenciais ao sucesso de seu negócio.

Conhecer e analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores e o ambiente macroeconômico são importantes para revisar e se adaptar aos novos desafios e oportunidades do mercado.

Analisar o potencial do mercado no qual será iniciado seu negócio é muito importante. Nessa avaliação pode-se verificar renda, idade e classe social dos futuros consumidores. Esse segmento desponta como uma promissora oportunidade de negócio para o pequeno empreendedor, visto que o número de animais de estimação vem crescendo muito no Brasil.

Dicas de Marketing

Panfletos para serem distribuídos em residências e outros comércios (verifique com a Prefeitura de seu município as normas para distribuição, pois em alguns casos, há proibição em função do potencial poluidor), ímãs de geladeira, cartazes, anúncios em jornal do bairro, rádio e TV são uma boa maneira de começar a divulgação do seu negócio.

Criar nome, logomarca e slogan criativos é uma boa maneira de levar a imagem do negócio à mente dos clientes. Para isso, disponibilize essas informações acrescidas do telefone no uniforme dos auxiliadores, no veículo da empresa e nos materiais de divulgação.

Reserve um canto da sua loja para a confecção de um painel de recados, anúncios e uma caixa para sugestões, nos quais o cliente poderá achar ofertas de filhotes, encontrar parceiros para os seus animais etc.

Fazer sempre um cadastramento de clientes para receberem promoções, jornal com várias dicas e para você ter acesso e melhor atender o cliente para a próxima consulta.

Outros serviços

Atualmente, com a falta de tempo das pessoas, existe uma tendência de buscar lojas e comércios que ofertam grande variedade de produtos. No caso do pet shop, os serviços de transporte para animais (taxidog), creche ou Day care, passeio para animais (dogwalker), adestramento e educação, agility e outros estão sendo vinculados a essas empresas e podem acarretar o aumento do faturamento e fidelização de clientes.

Durante a prestação de todos esses serviços é muito importante que exista e seja demonstrada a preocupação, cuidado e carinho que são dados aos animais. A confiabilidade é muito importante para confortar o cliente que por determinado momento deixará sob sua responsabilidade a atenção e cuidados, que geralmente são feitos por ele, para com seus animais.

Esses serviços – que podem ou não ser adotados pelas empresas – irão gerar algum custo para o pet shop. O serviço de hotel, creche e adestramento de animais, por exemplo, demandam uma área maior, não apenas para hospedagem como para passeios e área de recreação. Diante desse custo, é muito importante que haja demanda para os serviços oferecidos. A melhor forma de identificar o que deve ser oferecido pela empresa é fazendo uma pesquisa de mercado com os clientes que usufruem da sua loja ou os moradores do bairro que possuem animais de estimação. Pergunte aos clientes qual a importância desse serviço em um pet shop, se eles utilizariam ou sentem falta desses na proximidade.

Observe se seus concorrentes já tentaram implantar algum dos serviços pretendidos pelas suas empresas e avalie o principal motivo pelo qual o serviço deu ou não certo (qualidade ou falta de qualidade, demanda ou falta de demanda, entre outros). Se os concorrentes não possuem esses serviços, pode-se criar um diferencial de acordo com a demanda da região.

Após identificar que, de fato, existe uma demanda para determinado serviço, é necessário avaliar os custos que a empresa vai ter com a sua implantação e se a quantidade de pessoas que utilizariam esse serviço paga ou viabiliza o investimento feito e os custos mensais.

A seguir, informações em relação a alguns serviços que podem ser oferecidos.

Hotel para animais

O hotel para animais é um serviço relativamente atual que consiste em hospedar animais – principalmente cães e gatos, mas também pássaros e outros que não de grande porte – por determinado tempo. Nesse serviço é muito importante transmitir ao cliente segurança e a sensação de que o trabalho é bem-feito.

Após identificar a demanda, é muito importante adequar a infraestrutura. Os apartamentos devem ter no mínimo uma área de 2 por 3 metros. Essa pode ser totalmente coberta em uma região dentro do próprio pet shop, porém, separada do local de comercialização. As acomodações que ficarem fora do pet shop devem possuir uma área aberta e uma coberta para que o animal fique mais à vontade. Além disso, o ambiente deve contar com uma área para passeios, realização de atividades físicas, entretenimento e socialização entre os animais. Esse local pode ou não ser ao ar livre, sendo este o mais indicado.

As atividades físicas e recreativas são muito importantes para a boa saúde e para amenizar o estresse provocado pela mudança de ambiente. Monte uma rotina com horários e atividades que devem ser seguidas diariamente dentro do hotel. Lembre-se de separar os horários de raças distintas – por exemplo, nunca coloque gatos e cães no mesmo espaço e hora.

A limpeza e higiene em todos os ambientes são de grande relevância para que o animal não fique doente e para passar credibilidade aos clientes. É importante também possuir controles com alimentação e vacinas. Antes da entrada do animal no hotel é necessário coletar várias informações que vão ajudar a empresa a planejar a alimentação e, se necessário, aplicar vacinas. O histórico médico também pode ser de serventia para ajudar a identificar alguma doença e, principalmente, alergias.

A presença de um médico veterinário é indispensável nesse negócio, já que os animais, ao saírem de suas casas, ficam mais fragilizados e propensos a pegar diferentes doenças.

Em relação aos funcionários que estão em constante contato com os animais, deve existir um treinamento em relação às técnicas de como lidar com eles, atividades que podem ser oferecidas, entre muitos outros cursos e ações que devem ser ensinadas aos funcionários. As práticas de limpeza e higiene como a utilização de uniformes limpos e estar sempre com a aparência adequada podem ser de grande utilidade para a empresa.

Outro serviço que pode ser explorado pelo hotel consiste no atendimento domiciliar. Este serviço pode ser veterinário para ir até a casa do cliente e para prestar atendimento domiciliar ao animal. Para realização de tal serviço é muito importante que o funcionário seja de confiança e permaneça na casa do cliente sem causar transtorno e bagunça, tornando a vivência o mais rotineira possível para o animal.

Nesse serviço é necessário transmitir muita confiança ao cliente, pois é muito complicado estabelecer um acordo no qual uma pessoa ficará na sua casa por determinado tempo representando uma empresa que não é da sua confiança.

Design de ambientes

O design de ambientes compreende o planejamento de ocupação e uso dos espaços, alinhando aspectos conceituais, funcionais, estéticos e econômicos. Esse trabalho proporciona ambientes confortáveis, eficientes e produtivos ao trabalho, ao modo de viver das pessoas e aos ambientes empresariais. É uma estratégia de diferenciação.
Fonte (imagem): www.habitissimo.com.br

Para elaboração de projeto que atenda às necessidades específicas de seu negócio, consulte um profissional especializado: o designer de ambientes.

 Recomendações gerais:

  • Ambiente limpo e agradável: a loja deve ter um ambiente agradável e perfumado, afastando da memória o cheiro de xixi ou de cachorro molhado. É muito desagradável entrar em um ambiente com mau cheiro, o que dá a impressão de sujeira e falta de higiene.
  • Loja com piso impermeável: toda a estrutura do pet shop deve ser muito bem higienizada, possuir piso impermeável liso e com resistência a desinfetantes. Sempre ficar atento ao material utilizado no acabamento do imóvel e procure optar pelos que sejam fáceis de limpar.
  • Circulação confortável: a área mínima necessária para a construção de um Pet Shop é de 46m². As instalações devem ser compostas por ambientes distintos, como área de comercialização, sala de banho e tosa, sala de consultas e cirurgias, área para exposição de animais à venda, área para abrigo de resíduos sólidos.
  • Área para abrigo de resíduos sólidos: é exigido pela Vigilância Sanitária que o estabelecimento disponha de uma área para abrigo dos resíduos sólidos gerados no pet shop (por exemplo: pelos, fezes dos animais). Estes devem ser armazenados e descartados de forma correta de modo que não prejudique o meio ambiente. Enfatize a importância de se contratar um arquiteto para auxiliar nessa etapa. Esse profissional pode propor soluções que otimizarão o espaço e o fluxo dentro de sua loja. Esse é um investimento importante.
  • Instalações para abrigo dos animais expostos para venda: se o empreendedor optar por comercializar animais, precisará construir boxes para cães e gatos, gaiolas para pássaros e infraestrutura adequada para a higiene, alimentação e cuidados com a saúde dos animais. Geralmente, a comercialização dos animais (cães e gatos) é feita mediante consignação, e eles ficam na loja por um período máximo de 10 dias. Normalmente, os animais ficam expostos logo na entrada, funcionando, assim, como grandes atrativos para as crianças, que influenciam na compra. Destaca-se aqui a importância dos ambientes separados para cada tipo de serviço e a limpeza destes.
  • Salão para os animais e estoque dos produtos: deve haver também um espaço para os animais ficarem após o banho enquanto aguardam a chegada dos donos. É importante possuir um local adequado para armazenagem dos produtos, tanto os de estoque como os direcionados à venda.
  • Área para venda dos produtos: deve ser organizada e possuir um espaço com boa circulação para atender os clientes de forma adequada e confortável. Deve passar a ideia de conforto, higiene e organização. Os produtos devem estar expostos nas prateleiras de forma adequada de modo que sejam visualizados pelos clientes. É importante – é bom frisar novamente – contratar um designer de ambientes ou arquiteto para auxiliar na disposição dos móveis. Esse profissional pode propor soluções que otimizarão o espaço e o fluxo dentro de sua loja. Esse é um investimento importante.
  • Sala para consultas e pequenas cirurgias: Ressalta-se aqui a importância de ter pia no local para assepsia das mãos antes e depois de examinar os animais e de estufas para esterilização dos materiais, mesa para consultas e outros procedimentos necessários. Além disso, ressalta-se a importância da limpeza e higiene do local.

Sala de banho e tosa:

Na área de banho: Piso e paredes devem ser impermeáveis, para facilitar a limpeza e desinfecção do ambiente e ainda antiderrapante para evitar acidentes. É possível evitar problemas de saúde para o animal com este cuidado. Deve haver locais adequados para xampus, escovas, toalhas e duchas.

Na área de tosa: Os equipamentos devem ser apropriados e a mão-de-obra qualificada. É interessante que o profissional responsável por esta área se qualifique através de cursos específicos, pois isso confere mais qualidade ao seu serviço. A manutenção das máquinas deve ser levada em consideração para garantir a qualidade do serviço prestado, bem como o seu tempo de “vida útil”.

Além disso, estas áreas devem ser separadas da área de comercialização, bem como de dependências residenciais ou outras estranhas à finalidade específica do negócio.

A tosa é uma atividade que requer habilidade e, principalmente, conhecimentos profundos de anatomia e do padrão da raça. A tosa deixou de ser algo artesanal para se tornar extremamente técnica, pois existem estilos de cortes que podem influir no valor comercial do animal. Existe também a tosa higiênica, que é feita no Pet Shop e, tal como a tosa mais técnica, exige bons conhecimentos técnicos do profissional.

A área de tosa deve também ser uma área separada da área de comercialização e se possível por tipo de tosa: Sala para tosa trimming: tosa para exposição; Sala para tosa grooming: tosa doméstica.

Local e estrutura

A loja deve encontrar-se em uma área residencial, em bairros de classes com maior poder aquisitivo, com bom fluxo de pedestre, e se houver possibilidade, ofereça estacionamento no local ou convênio com estacionamentos nas redondezas que contará como um bom diferencial.

A área mínima necessária para a construção de um Pet Shop é de 46 m², o local escolhido deve dispor de espaço para construção de área para banho e tosa, salão para animais e estoque dos produtos, sala de atendimento e consultas, além da loja para venda dos produtos.

Por questão de segurança, é aconselhável colocar produtos farmacêuticos (vacinas, vitaminas, etc.) e os aquários em prateleiras atrás do balcão em local visível e de acesso restrito, sob supervisão de um veterinário para orientação sobre o uso de tais produtos.

Pode-se montar uma estrutura e oferecer para o cliente assistir o tratamento do cão através de uma parede de vidro, o que pode gerar um conforto maior para os que já são clientes ou para os que venham a se tornar.

As posições e distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração das atividades de prestação de serviços a serem executadas e atingir satisfatoriamente o atendimento desejado. Para tanto, você deverá considerar tanto o layout interno (ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) como o externo (vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) da sua empresa.

Recursos humanos

Não é exigida variedade de funcionários para o funcionamento efetivo de um Pet Shop. Ao mesmo tempo é necessário ao menos um profissional graduado em Medicina Veterinária para que possa manter qualidade nos serviços prestados a animais, bem como prestar informações sobre eles aos clientes. Esses veterinários também podem efetuar consultas aos animais.

É importante que os funcionários do atendimento sejam bem treinados quanto ao quesito de tratamento aos clientes, disponibilidade de informações, ou seja, é interessante que o seu funcionário saiba de todas as informações necessárias para passar aos clientes.

Sugestão para composição dos funcionários:

  • Veterinário
  • Pessoal dos serviços (tosa, banho, corte, salão)
  • Pessoal do atendimento
  • Gerente administrativo
  • Auxiliar de serviços gerais

Equipamentos, produtos e serviços

 Os equipamentos, assim como a estrutura do pet shop, devem ser pensados em função da comodidade que irão oferecer ao cliente e das melhorias que os mesmos podem trazer ao negócio, como por exemplo, melhor controle de informações e boa disposição dos produtos.

Devem ser comprados apenas itens de qualidade, cujos fornecedores sejam idôneos e cumpram com as datas e condições de entrega pré-estabelecidas. Também é importante que sejam observadas as garantias e facilidade de manutenção e reparo dos itens a serem adquiridos.

 Equipamentos para a loja

  • Alicate de unha
  • Aquários
  • Avental
  • Balcões
  • Brinquedos
  • Caixas para transporte dos animais
  • Casinhas
  • Carro
  • Chuveiro com água quente
  • Coleiras
  • Desembolador
  • Elástico/Laço/Gravata
  • Escovas
  • Esguicho de água
  • Estufa para esterilização
  • Gaiolas
  • Gôndolas
  • Jogo de focinheiras
  • Lâminas
  • Mesa para atendimento veterinário
  • Máquina de tosa
  • Pente de aço
  • Pinças
  • Prateleiras
  • Secador e soprador
  • Shampoos e cremes específicos
  • Tesoura
  • Tigelas
  • Rasqueadores
  • Ração
  • Roupinhas

É interessante também oferecer serviços de transporte de animais (buscá-lo e levá-lo de volta após o serviço, por exemplo).

Veja a importância do conhecimento de finanças para gestão de qualquer empresa:

Legislação específica

A atividade de pet shop está sujeita à legislação específica que regulamenta a fiscalização dos produtos de uso veterinário. Neste sentido, o Decreto Federal nº 5.053/04 dispõe que todo estabelecimento que fabrique, manipule, fracione, envase, rotule, controle a qualidade, comercie, armazene, distribua, importe ou exporte produtos de uso veterinário para si ou para terceiros deve, obrigatoriamente, estar registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para efeito de licenciamento, assim como o produto, que deverá ser registrado no mesmo órgão.

O empreendimento poderá estar sujeito à responsabilidade técnica a cargo de médico veterinário devidamente habilitado no Conselho Regional de Medicina Veterinária – CFMV.

É de suma importância que o empreendedor atente-se à legislação ambiental, visto que o seu descumprimento acarreta diversas sanções, inclusive de natureza penal.

Produtos de uso veterinário

O pet shop que comercializa produtos de uso veterinário está sujeito à fiscalização e registro perante o Ministério da Agricultura.

O licenciamento para funcionamento deverá ser renovado anualmente, devendo a firma proprietária requerer a renovação até sessenta dias antes do seu vencimento.

Dessa forma, o estabelecimento que apenas comercialize, armazene, distribua, importe ou exporte produtos de uso veterinário deverá cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho, e atender aos seguintes requisitos:

  1. Possuir locais fisicamente separados das dependências residenciais ou outras, incompatíveis com a finalidade específica do estabelecimento;
  2. Contar com dependências adequadas para a correta conservação dos produtos, com ambientes secos e ventilados, construídas com material que os protejam de temperaturas incompatíveis e assegurem condições de limpeza e desinfecção;
  3. Quando trabalhar com produtos que exijam refrigeração, deverá dispor de equipamento para registro das variações de temperatura.

Quanto à obrigatoriedade de prescrição de médico veterinário, a comercialização ou exposição à venda de produto obedecerá aos seguintes requisitos:

  1. Receita veterinária oficial arquivada;
  2. Receita veterinária arquivada;
  3. Receita veterinária; ou
  4. Venda livre.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelecerá o critério de classificação das substâncias e de produtos sujeitos a cada requisito.

Dentro das disposições do Decreto Federal nº 5.053/04, entende-se por produto de uso veterinário toda substância química, biológica, biotecnológica ou preparação manufaturada destinada a prevenir, diagnosticar, curar ou tratar doenças dos animais, independentemente da forma de administração, incluindo os anti-sépticos, os desinfetantes de uso ambiental, em equipamentos e em instalações de animais, os pesticidas e todos os produtos que, utilizados nos animais ou no seu habitat, protejam, higienizem, embelezem, restaurem ou modifiquem suas funções orgânicas e fisiológicas.

Fiscalização dos produtos de uso veterinário

Tratando-se da fiscalização, o serviço oficial efetuará a colheita de amostras de matérias-primas ou produtos acabados no referido estabelecimento, para fins de análise de fiscalização que será realizada pela rede de laboratórios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A inspeção e a fiscalização do comércio de produtos de uso veterinário poderão ser realizadas pelas Secretarias de Agricultura dos Estados e do Distrito Federal, por delegação de competência.

Os critérios para colheita de amostras e análise de fiscalização serão regulamentados por norma específica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em conformidade com a natureza e característica de cada produto.

Fiscalização de clínicas veterinárias

Caso o pet shop, além de serviços de tosa e banho, exerce atividades ligadas à clínica veterinária, nos termos da Resolução CFMV nº 670/00, deverá obedecer as normas sanitárias estaduais e/ou municipais, para o regular funcionamento.

Diante disso, recomendamos o empreendedor consultar diretamente a Vigilância sanitária estadual e municipal para fins de esclarecimento sobre normas sanitárias exigíveis.

Possibilidade de comercialização

O produto só poderá ser comercializado ou exposto à venda, quando:

  1. Registrado;
  2. Acondicionado em embalagem original de fabricação, intacta, sem violação, rompimento ou corrosão;
  3. Mantido em temperatura adequada para a sua conservação;
  4. Estiver dentro do prazo de sua validade;
  5. Apresentar rotulagem de acordo com texto aprovado, sem rasuras, emendas ou danificada;
  6. Mantidas suas características físico-químicas;
  7. Estiver com o número de bulas correspondente ao número de unidades do produto;
  8. Cumprir, quando existir na rotulagem do produto, a exigência de prescrição do médico veterinário para uso do produto.

O produto farmoquímico, ingrediente ativo ou produto técnico a ser utilizado na fabricação de produto só poderão ser comercializados para estabelecimento fabricante registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonte: SEBRAE/MG

Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Faça também seus comentários abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.