É indiscutível a importância de manter bons controles financeiros para ter sucesso na gestão da empresa. Assim como não adianta a empresa ter uma série de dados, se os registros existentes não forem confiáveis e se os procedimentos adotados não estiverem organizados para fornecer informações em tempo hábil.
Imagine esta situação: uma empresa tem centenas de clientes que compram a prazo e pagam seus débitos no caixa da loja. Para agilizar os recebimentos, a empresa organiza o controle de contas a receber somente em ordem alfabética, pois, dessa maneira, fica fácil localizar a ficha do cliente. Com esse procedimento, veja as dificuldades para obter outras informações necessárias à gestão de contas a receber:
-
- Qual é o valor total a receber dos clientes?
- Qual é o valor que tenho para receber nos meses seguintes?
-
- Qual é o montante em atraso?
-
- Qual é o valor vencido com mais de 30 dias?
- Quem são os clientes que não estão pagando em dia?
Baixe uma Planilha Fluxo de Caixa Completa
(sem qualquer bloqueio de fórmula)
Para receber, você deverá confirmar o cadastro no seu e-mail. Confira também na lixeira. Vale salientar que NUNCA enviamos spam, pois respeitamos sua privacidade!
Para evitar dificuldades dessa natureza, a empresa precisa definir quais são as informações úteis para as decisões financeiras e, em seguida, organizar os controles para fornecer as informações desejadas.
Para a maioria das empresas de pequeno porte, independentemente do setor de atividades, verificamos que os controles de caixa e de bancos, controles de contas a receber, de contas a pagar, controles de despesas e controles de estoques são essenciais para a gestão financeira, ou seja, sem esses controles, o empresário terá dificuldades para gerenciar as finanças da empresa.
A finalidade dos controles financeiros é gerar informações úteis e válidas para o empresário tomar decisões. E para que os controles gerem esse tipo de informações, não adianta a empresa ter diversos dados A empresa precisa, sim, definir quais são os controles necessários e como eles serão organizados para atender as necessidades da gestão financeira.
Controles Financeiros Básicos - Diário de Caixa
O papel do diário de caixa é registrar todas as entradas e saídas de dinheiro, além de apurar o saldo existente no caixa. A principal finalidade do controle de caixa é verificar se não existem erros de registros ou desvios de recursos. O caixa é conferido diariamente, e as diferenças porventura existentes têm que ser apuradas no mesmo dia. Quando a diferença ocorrer por erros de registros, corrigem-se os erros, e a diferença está zerada. Na hipótese de a diferença ocorrer por desvios de recursos, resta ao empresário tomar imediatamente uma decisão drástica: demitir a(s) pessoa(s) responsável(eis) pelos desvios. Além disso, o controle de caixa fornece informações para:
- Controlar os valores depositados em bancos;
- Controlar e analisar as despesas pagas;
- Fornecer dados para elaboração do fluxo de caixa.
Para ter uma melhor saúde financeira, faz-se necessário:
- Aumentar os prazos para pagamentos aos fornecedores.
- Aumentar o lucro.
- Reduzir prazos de recebimentos de vendas, mediante:
- aumento das vendas à vista;
- ações efetivas de cobrança e melhoria no crediário para reduzir os valores em atrasos com as vendas a prazo.
- Acompanhar as entrada de novos recursos no caixa, mediante:
- integralização de capital dos sócios;
- vendas à vista de equipamentos.
Podem prejudicar a empresa:
- Aumento de estoques, devido a compras excessivas ou queda nas vendas.
- Aumento dos prazos de vendas, com financiamento da própria empresa.
- Aumento da inadimplência (clientes em atraso).
- Aumento do tempo de fabricação.
- Retiradas de recursos para aplicações em outras.
- Excesso de retiradas pelos sócios.
- Redução dos lucros mensais.
Fonte: SEBRAE/MG
Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Faça também seus comentários abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.