Cuidados para Montar uma Loja Virtual

Este post relata os principais cuidados para montar uma loja virtual. Veja um breve passo a passo para criar um site de comércio eletrônico:

– Faça um plano de negócio. Antes de abrir ou expandir um negócio é preciso conhecer quais são as suas possibilidades, para diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso. Saiba mais: Como Montar um Plano de Negócios.

– Contrate um serviço de loja virtual. Na plataforma, escolha o visual (layout) que mais tem a ver com a identidade do seu negócio, cadastre seus produtos, configure os meios de pagamento e o método de entrega das mercadorias. Se desejar, registre um endereço personalizado para sua loja.

– Cadastre sua loja virtual em sites de busca. Use palavras-chave que irão atrair as pessoas para o seu site.

– Envolva-se com seus clientes utilizando as mídias sociais. Adicione funcionalidades como wikis, blogs e fóruns, para atrair clientes.

– Ofereça opções de suporte ao cliente, tais como chat ou e-mail, para garantir a satisfação e fidelização do cliente.

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Dicas de sucesso

– Defina claramente um público-alvo para o seu e-commerce e esteja atento para conhecer mais seus clientes e potenciais nichos de mercado.

– Promova sua loja em redes sociais como Twiter, Facebook, Instagram e crie links para seu site. Produza vídeos para os seus produtos e publique-os no Youtube e Vimeo. Tudo isso ajudará sua loja a ter relevância nos sites de busca.

– Crie um boletim mensal (newsletter) sobre as novidades e promoções da loja virtual para alavancar as vendas.

– Lembre-se de dar aos clientes a oportunidade de “opt out” de seus e-mails. Ou seja, respeite se ele não quiser mais receber seus e-mails.

– A boa gestão do cadastro de produtos é a base para o sucesso de vendas da sua loja virtual.

– Não deixe de fornecer a seus visitantes opções de comunicação por email, chat ou telefone.

– Fique atento com a entrega dos produtos e nunca prometa prazos que não pode cumprir.

– Tente mostrar todas as características mencionadas na descrição dos produtos em fotografias ou vídeos. O uso de imagens de boa qualidade é fundamental para atrair os clientes.

– Ofereça meios de pagamento seguros, aumentando o grau de confiança do cliente.

Alerta para você que tem uma loja virtual ou que deseja montar uma: o Decreto nº 7. 962/ 2013 passou a ser, juntamente com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o principal regulamento do e-commerce no Brasil. A legislação criou, por exemplo, o direito de arrependimento, que "permite que o cliente cancele online, a compra realizada até sete dias após a entrega do produto, sem que tenha que justificar o motivo para tanto".

Negócios eletrônicos mais rentáveis

Segunda dados da Consultoria IbisWorld, os negócios eletrônicos mais rentáveis são:

– Roupas masculinas
– Comidas
– Sapatos
– Saúde, vitaminas e suplementos
– Computadores e tablets
– Cosméticos
– Cerveja, vinho e outras bebidas
– Arte
– Joias

Fonte: SEBRAE/MG.

Série: Como Abrir uma Empresa

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