Empresário, controle a ansiedade! Isso é imprescindível para que você tenha sucesso na sua empresa. Ser dono do próprio negócio significa ter mais responsabilidades e, muitas vezes, trabalhar mais de dez horas por dia. O acúmulo de funções e o excesso de trabalho, comuns no início da empresa, podem afetar a saúde do empreendedor.
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A ansiedade surge quando a pessoa não consegue deixar de pensar nos problemas do futuro e não se desliga dos fatos do passado. Ele diz que é comum o distanciamento da família, realização de compras por impulso e até o uso do álcool como válvulas de escape.
O estresse pode afetar tanto a saúde mental, comprometendo a capacidade de tomar decisões rápidas, quanto a saúde física, desencadeando o surgimento de doenças como as cardiovasculares ou psicossomáticas, quando fatores psicológicos afetam a saúde do corpo.
1 - Reduza a ansiedade: Ter objetivos de curto prazo ajuda a diminuir a angústia e a inquietação.
2 - Faça pausas: Controle o número de horas trabalhadas e faça paradas ao longo do dia, como um café depois de uma reunião estressante.
3 - Alimente-se bem: Não pule refeições e escolha alimentos saudáveis.
4 - Faça exercícios físicos: O sedentarismo é fator de risco para várias doenças. A prática de atividades físicas traz bem-estar e promove relaxamento.
Fonte: UOL
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Como Lidar com Conflitos na sua Empresa
A fim de contribuir para a redução da ansiedade do empresário, segue matéria publicada na Revista Exame que mostra como lidar com conflitos na empresa. Conflitos acontecem quando há diferentes interpretações sobre um mesmo problema. Isso é muito comum, pois quase todas as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas realmente são. Em pequenas empresas, cujo convívio é mais intenso, esses conflitos são ainda mais comuns.
Quem impõe pontos de vista de maneira intransigente costuma gerar discussões com outros colaboradores, clientes e fornecedores. Confira cinco dicas para o empreendedor minimizar conflitos entre os membros de sua equipe:
- Seja empático
Empatia é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Ela nos ajuda a compreender as razões, por mais estranhas que pareçam, que levam alguém a tomar decisões que jamais tomaríamos. - Ouça os dois lados
Para ser justo, é fundamental que o líder entenda os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão. - Tenha uma postura racional
Não se contamine emocionalmente quando houver discussões mais ríspidas. Mantenha a negociação no plano racional. As pessoas tendem a respeitar quem mantém o autocontrole. - Estimule o diálogo
Procure fazer com que as partes apresentem seus argumentos de maneira serena e de preferência embasados em dados mensuráveis, de forma que as informações dos dois lados possam ser aproveitadas em uma proposta intermediária. - Não se omita
Muitas vezes, o líder se retira antes de resolver o conflito. Se depois de tudo isso o impasse persistir, decida você. Às vezes, é preciso tomar partido de uma das posições e encerrar o problema, deixando claro quais os critérios levados em consideração para decidir.
Seguindo esses cinco passos, com o passar do tempo, as pessoas perceberão que, com você no comando, a negociação equilibrada sempre será o melhor caminho e os conflitos em sua empresa diminuirão muito.
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