Faça um Diagnóstico Empresarial

Faça um Diagnóstico Empresarial e reflita sobre como está a sua empresa. Planeje ações para a melhoria dos resultados do seu negócio através de um diagnóstico, pois este permite a identificação de problemas e planejamento de ações para a melhoria imediata de processos defasados. O levantamento pode ser feito a qualquer momento e representa um excelente instrumento de gestão com foco em resultados.

Para identificar as oportunidades de negócio é necessário buscar informações que mostrem a situação real do empreendimento. Dominar todas as nuances do negócio pode ajudar a conduzir sua gestão e implantação de novas ideias de melhoria.

Planeje, divulgue e controle suas ações durante todo o ano para mais captação de clientes, aumento das vendas e lucratividade do negócio. Antes de iniciar o diagnóstico, é preciso identificar os problemas e oportunidades das principais áreas de atuação das empresas:

– Gestão financeira
– Mercado
– Pessoal
– Legislação

Marketing

O planejamento de marketing existe para antecipar problemas e criar soluções. Com a ajuda de um calendário, determine os momentos de maior e menor volume de vendas, bem como:

– Determine ações ao longo do ano que possam estreitar os laços com os clientes atuais;
– Defina promoções para melhorar os resultados nos momentos de menor volume de vendas;
– Para cada ação promocional, escolha os produtos e serviços que serão destaque;
– Acompanhe o desempenho da sua equipe de vendas;
– Divulgar as ações é tão importante quanto realizá-las. Portanto, defina, para cada uma, como comunicará aos clientes as novidades;
– Avalie a melhor opção de acordo com o público, a verba disponível e o objetivo principal.

Promoção de vendas

A promoção é uma ação realizada para aumentar as vendas no curto prazo. Antes de planejar suas promoções, fique atento aos fatores que podem influenciar a ação, tais como:

– Estoque suficiente;
– Capacidade de atendimento;
– Tempo estipulado para a promoção;
– Custo da promoção e divulgação;
– Análise do mercado;
– Perfil dos clientes.

Finanças

A área de finanças é o coração da empresa. Seu negócio existe para dar lucro. A determinação do ponto de equilíbrio permitirá definir a meta de venda mínima para cobrir todos os seus custos. Assim:

– Anote todos os dados reais da sua empresa para determinar o ponto de equilíbrio;
– Trace as estimativas de vendas e custos no mínimo para 4 meses subsequentes e atualize continuamente os dados;
– Preveja custos e defina as estratégias de vendas para atingir o volume necessário.

Capital de giro

Para ter capital de giro, é importante que a empresa tenha lucratividade efetiva e administre seu fluxo de caixa. Administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.

– Observe o caixa mínimo para calcular o fluxo de caixa e conheça todos os seus custos para fazer o seu cálculo;
– Calcule a necessidade líquida de capital de giro a partir dos prazos médios de vendas, compras e estocagem;
– Pesquise os prazos médios de vendas, compras e estocagem para utilizar na apuração do caixa mínimo.

Fluxo de caixa

O Fluxo de Caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras da empresa. Um controle de fluxo de caixa bem feito é uma ferramenta para lidar com situações financeiras do negócio, evitando: alto custo de crédito, taxas de juros elevadas e redução do faturamento.

– Avalie se as vendas presentes serão suficientes para cobrir os desembolsos futuros já identificados;
– Verifique se os recursos financeiros próprios são suficientes para tocar o negócio em determinado período ou se há necessidade de recursos de terceiros;
– Ao perceber a falta ou sobra de dinheiro na empresa, tome decisões antecipadas.

Recursos Humanos

Fazer a gestão de uma equipe de forma eficiente é um desafio constante. Por isso:

– Alinhe as necessidades de recursos humanos com as estratégias de Finanças e Marketing;
– Defina claramente a necessidade de contratação e treinamento necessário;
– Monte um plano de política salarial oferecendo uma remuneração adequada e justa;
– Invista em empresas com experiência em recrutamento e seleção de pessoal;
– Trate seu empregado com respeito, porém, exija dele o que dele se espera;
– Seleção bem feita, salários adequados, processos bem definidos e administração profissional definem a gestão ideal para empresas que buscam melhorias de resultados.

O recrutamento inadequado prejudica a empresa, pois aumenta os custos de contratação e treinamento, desmotiva a equipe e gera alto índice de saída e entrada de pessoal.

Pequenos ajustes e ações promovem mudanças significativas e melhoram os resultados de gestão da sua empresa. Assim, identifique as principais deficiências da sua empresa, direcionando conteúdos personalizados com base nos desafios que você enfrenta no seu dia a dia.

Leia também:

Saiba como calcular o lucro da empresa:

Fonte: SEBRAE/MG. Use a ferramenta: Diagnóstico Empresarial Online.

Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Faça também seus comentários abaixo.  Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.