Lições do livro Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki. Esse best seller foi lançado em 1997, mas continua fazendo sucesso entre quem busca educação financeira. Ele está em sua 85ª edição e já registra mais de 9 milhões de cópias vendidas no mundo. Com linguagem simples, o empresário e investidor mostra os ensinamentos que recebeu de seu pai rico, um empresário que tinha apenas o segundo grau completo. Esses conselhos, segundo o autor, foram o principal impulso para que ele próprio acumulasse sua riqueza.
Além de contestar pensamentos frequentes, como "busque um emprego seguro", "estude bastante" e "sua casa é o seu maior patrimônio", Kiyosaki explica como a inteligência financeira é um grande passo no caminho para construir um patrimônio sólido. A Revista Exame selecionou frases do livro que sintetizam alguns conselhos financeiros descritos por Kiyosaki. Conheça a seguir estes pensamentos:
1 – A casa é uma dívida. Se a sua for seu maior investimento, você terá problemas.
2 – Há uma diferença entre ser pobre e estar quebrado. Estar quebrado é algo temporário. Ser pobre é algo eterno.
3 – Os pobres e a classe média trabalham pelo dinheiro. Os ricos fazem o dinheiro trabalhar por eles.
4 – Evitar o dinheiro é tão neurótico quanto ser apegado ao dinheiro.
5 – Ouço coisas como “gosto desse emprego porque ele é seguro” em lugar de perguntas como “o que estou perdendo aqui?”
6 – Aposentadoria para mim não significa deixar de trabalhar. Quer dizer que podemos trabalhar ou não, e nossa riqueza continuará aumentando automaticamente, ficando bem à frente da inflação.
7 – Gente demais se preocupa excessivamente com dinheiro e não com a sua maior riqueza: a educação.
8 – A inteligência resolve problemas e gera dinheiro. O dinheiro sem a inteligência financeira desaparece depressa.
9 – A maioria das pessoas não percebe que na vida o que importa não é quanto dinheiro você ganha, mas quanto dinheiro você conserva.
10 – Se você costuma gastar tudo o que ganha, o mais provável é que um aumento do dinheiro disponível apenas resulte em aumento de despesas.
11 – Os ricos compram ativos, os pobres só têm despesas e a classe média compra passivos pensando que são ativos.
12 – A principal razão pela qual os pobres e a classe média são conservadores, do ponto de vista financeiro (...) é que eles não têm um embasamento financeiro. Apenas agarram-se a seus empregos. Fazem p que é seguro.
13 – Comece a comprar ativos reais, não passivos ou objetos pessoais que não têm valor real (...). Um carro novo perde cerca de 25% do preço que você paga no momento em que sai da concessionária. Não é um ativo verdadeiro.
14 – Os ricos acumulam ativos. Então, com a renda gerada por esses ativos, compram artigos de luxo. Os pobres e a classe média compram artigos de luxo com seu próprio suor, sangue e até com a herança dos filhos.
15 – Se você trabalha pelo dinheiro, está cedendo o poder a seu empregador. Se seu dinheiro trabalha para você, você mantém e controla o poder.
16 – O gênio financeiro exige tanto conhecimento técnico quanto ousadia. Se o medo for muito forte, o gênio se extingue.
17 – Fazer uma poupança mensal é uma orientação válida. O problema é o seguinte: torna-nos cego ao que está acontecendo a nossa volta. Perdem-se grandes oportunidades de um ganho maior.
18 – A inteligência financeira é constituída por quatro habilidade: a capacidade entender números, estratégias de investimentos, o mercado e as leis. São os fundamentos básicos para ser bem sucedido na busca pela riqueza.
19 – As grandes oportunidades não são vistas com os olhos, mas com a mente. Muita gente não ficará rica simplesmente porque não tem o treinamento necessários para reconhecer oportunidades que estão à sua frente.
20 – Infelizmente a principal razão pela qual a maioria doas pessoas não é rica é por seu pavor de perder. Os vencedores não têm medo de perder. Mas os perdedores, sim.
Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Faça também seus comentários abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.