Este post trata de uma pesquisa de mercado criativa, feita por uma empresária (caso de um mercadinho). Muitos empresários se queixam da dificuldade de se fazer uma pesquisa de mercado eficiente, de maneira que se obtenham as respostas e informações relevantes que facilitem a tomada de decisão. Segue o caso contado por um amigo:
Uma mulher vivia numa comunidade recém-habitada e, para sua subsistência, queria empreender. Sendo assim, ela pensou num mercadinho, já que não havia nenhum nas proximidades, e o mais próximo ficava a quilômetros de distância. Mesmo com essa grande oportunidade de negócio, a abertura exigiria dela uma pesquisa de mercado, considerando também uma extensa pesquisa por fornecedores (tipos de produtos a serem comercializados ali na comunidade). Ela precisava focar nos itens que teriam mais saídas, já que seus recursos financeiros eram limitados.
Por conta das imprecisões das respostas dos vizinhos e da vergonha de fazer a pesquisa de mercado, ela preferiu não bater de porta em porta, perguntando os hábitos de consumo. Foi aí que se destacaram suas competências empreendedoras e ela teve um ‘estalo’, teve a grande ideia!
Sua estratégia de pesquisa de mercado foi analisar o lixo de seus vizinhos. Isso mesmo!! Todo dia ela ‘espionava’ o lixo e, assim, descobria os hábitos de consumo: quantidade consumida, marca consumida, tipos de produtos, volume de compras, origem das compras (seus concorrentes), já que a sacola plástica servia de lixeiro. A partir daí, ela podia focar a compra de seus produtos tendo certeza que iam girar bastante e nunca encalhar (e nunca faltar).
Uma verdadeira espiã!! Bacana, não é? Espero que este caso sirva de inspiração para a coleta de informações de sua empresa (ou futura empresa).
Receba gratuitamente o e-book “6 Passos para Construir uma Empresa de Sucesso”
Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.
Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Comente também abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.