A vida do empresário (incluo aqui os profissionais liberais e autônomos) é muito arriscada. Deve-se pensar constantemente no futuro. Pode ser que os negócios caminhem bem, pode ser que não. Tanto o ambiente externo quanto o interno impactam fortemente na empresa e, por consequência, nos resultados. Assim, é necessário poupar recursos financeiros para momentos de imprevistos, de emergência.
Além de ser um bom hábito, poupar é essencial para a saúde da empresa e manutenção da qualidade de vida do empresário. Nesse caso, pode-se perceber que não estou só considerando capital de giro para a empresa, mas também, digamos, reserva para servir de capital de giro para a pessoa física. É uma forma de provisão.
- Conta Pessoal x Conta da Empresa – Planilha para Controle das Finanças Pessoais
- Planilha Fluxo de Caixa – Controle o Caixa da Empresa
O primeiro passo é registrar tudo que entra e que sai (receitas e despesas) do orçamento doméstico. Acompanhe esses números para evitar gastos desnecessários. Outro passo importante, como digo, é cortar na carne, economizar ao máximo. É imprescindível que, para poupar, você se esforce em cortar ao máximo o supérfluo. Não que você deixe de fazer o que gosta, mas ser mais cauteloso no gasto. O terceiro passo: determine uma meta para poupar. As metas são mensuráveis, claras, temporais, alcançáveis e que possuem um significado, pelo seu esforço. Isso ajudará você a controlar mais e adotar medidas a fim de alcançar o que determinou para poupar. E o quarto passo: busque investir essa reserva. Vale ressaltar que você deve buscar primeiro informações para saber a melhor carteira para investir e ter maior rentabilidade.
Lembre-se: disciplina é fundamental para o sucesso financeiro! Crie essa rotina e poupe dinheiro para momentos mais delicados, emergenciais, que todos podem passar.
Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Comente também abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.