Truques do Comércio para Atrair Clientes

Seguem algumas dicas, extraídas do UOL, que poderão ajudar você nas estratégias de marketing e vendas, bem como a definir o layout correto para sua empresa.

Restaurante

RestaurantePrato chique

Nomes rebuscados de pratos fazem o cliente pagar mais. Pagar R$ 60 por um “cozido de carne” pode parecer muito, mas é aceitável num “boeuf bourguignone” (nome francês do mesmo prato).

Primeiro os preços mais altos

O cardápio costuma trazer primeiro os pratos mais altos, depois os médios e só então os mais baixos. Vendo o preço mais caro primeiro, o consumidor terá a ilusão de que o restante vale a pena.

A armadilha dos R$ 0,99

Preços que terminam em R$ 0,99 ou R$ 0,95 são chamados de “preços psicológicos” porque dão a impressão de serem menores. Um prato de R$ 29,99 parece mais perto de R$ 20 do que de R$ 30.

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Loja de Lingerie

Loja de LingerieLoja perfumada

Um perfume traz lembranças e deixa o consumidor mais emotivo. Segundo pesquisa alemã, perfumar o ambiente aumenta em até 15% a probabilidade de uma venda.

Preço simples

O formato curto do preço faz parecer que o valor é menor. A forma “34” é melhor que “34 reais”. Se as letras forem pequenas, o preço parecerá ainda menor.

Defeitos escondidos

Com iluminação indireta, o cliente enxerga menos os detalhes de seu corpo, fica mais satisfeito com a roupa e acaba comprando.

Cuidados na Escolha de uma Franquia

Loja de Informática

Loja de InformáticaFoco nos produtos

As lojas de informática costumam ter pé-direito baixo. O objetivo é fazer o consumidor se concentrar mais nos detalhes dos produtos, atitude essencial para a venda.

Som na loja

Uma pesquisa no Reino Unido revelou que uma música agradável faz o consumidor ficar mais tempo na loja, ter vontade de voltar, recomendar para outras pessoas e gastar mais.

Produto premium

Alguns produtos são colocados em áreas mais nobres das lojas. Isso dá a ideia de que são mais inovadores e de maior qualidade. Geralmente, esses produtos têm margens de lucro maiores.

A Estratégia da Pesquisa de Mercado: o Caso de um Mercadinho

Dicas para Layout de Supermercado

Supermercado

SupermercadoLeite e ovos sempre em promoção

Produtos como leite e ovos estão sempre em promoção, porque os preços são fáceis de serem lembrados. Se o preço do leite está mais baixo, o cliente tem a impressão de que tudo está mais barato.

Preço simples

Os supermercados facilitam a conta nas promoções. É mais fácil vender um produto “de R$ 10 por R$ 8″ do que um “de R$ 10 por R$ 7,89″, porque fica mais simples calcular o desconto.

Carrinho cheio

Quanto maior o carrinho, maior a tendência de o consumidor comprar mais. Dez itens parecem muito se estiverem num carrinho pequeno, mas, em um maior, a impressão é de que há poucos elementos.

Produtos frescos

Frutas e vegetais costumam ser expostos em caixas de papelão ou caixotes de madeira para dar a impressão de que eles acabaram de ser enviados pelos produtores à loja e por isso estão muito frescos.

Sentido anti-horário

Pesquisas mostram que clientes gastam 7% mais quando andam no sentido anti-horário, porque é mais natural para o cérebro. Na direção oposta, há desconforto. As lojas buscam uma organização de produtos para estimular o caminho natural.

Conhecendo o Seu Cliente

Erros Mais Comuns dos Empresários

Lanchonete

LanchoneteEscolha rápida

O cardápio não tem muitas opções porque, se a variedade for muito grande, o consumidor demora mais para escolher.

Cores que dão fome

O vermelho estimula o apetite. Nas lanchonetes de fast food, essa cor está em logotipos, mobiliários e embalagens. O consumidor fica com mais fome e come mais rápido, dando espaço para outros clientes.

Chamar a atenção das crianças

Oferecer brindes é a principal estratégia para atrair as crianças. Algumas lanchonetes até vendem os brinquedos separadamente, mas sozinhos eles custam apenas R$ 2 ou R$ 3 menos do que o kit completo.

Carro com Desconto para Empresários

Poupar Dinheiro para Emergências

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Loja de Departamento

Loja de DepartamentoVisão total

O pé-direito alto permite ao consumidor ter uma visão ampla. Dessa forma, tenderá a circular por toda a loja, aumentando as chances de compra.

Caminho maior

Escadas rolantes são posicionadas de forma que o cliente precise andar pela loja inteira para encontrá-las. O objetivo é fazer com que ele passe por diversos setores da loja e seja tentado a comprar.

Espaço para experimentar

Quanto maior o provador de roupas, mais à vontade o consumidor fica. Isso faz com que ele passe mais tempo experimentando peças, o que aumenta as chances de compra.

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6 Comentários


  1. Boas dicas… o texto é muito bom, e bom para aplicar alguns pontos na minha empresa!

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    1. Prezada Aline,
      Obrigado pelo comentário! Caso queira tirar qualquer dúvida sobre gestão empresarial, basta entrar em contato.
      Abraços e sucesso!!

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  2. Prezado Moura, há 2 anos deixei de ser CLT para ser empreendedor e tenho uma empresa que presta serviços de locação, manutenção e venda de equipamentos para saúde ocupacional. Não tenho concorrentes porém não consigo alavancar o faturamento da empresa por falta de clientes novos. Gostaria de sugestões para desenvolver o marketing e conseguir novos clientes. Obrigado.

    Responder

    1. Prezado Valdir,
      Agradeço pelo comentário. Sugiro que você elabore um Plano de Marketing. Após a construção do plano, podemos marcar um consultoria e alinharmos/adequarmos conforme sua necessidade.
      Qualquer coisa, basta entrar em contato.
      Desejo sucesso!!

      Responder

  3. Olá,
    Tenho uma loja de lingerie e acabei de mudar a empresa de cidade. Gostaria de saber como faço para conquistar novos clientes, e quais ações de marketing posso fazer.
    A Fanpage da empresa tem apenas 20 seguidores.
    Japensei em fazer conqueteis, mais não conheço ninguem na cidade para me ajudar e tenho pouquissimos clientes ainda, ou seja, vai dar quase ninguem.
    O que faço?

    Responder

    1. Prezada Hemily,
      Agradeço pelo comentário. Sugiro que você elabore um Plano de Marketing. Após a construção do plano, podemos marcar um consultoria e alinharmos/adequarmos conforme sua necessidade.
      Qualquer coisa, basta entrar em contato.
      Desejo sucesso!!

      Responder

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