Cuidados na Escolha de uma Franquia

O setor de franquias tem crescido bastante, nos últimos anos, no mercado brasileiro. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento das franquias tem crescido, apesar da economia estagnada.

Dados da ABF mostram a representatividade que tem o setor de franquias. Porém, franquia é um relacionamento de longo prazo e existem alguns riscos na hora de escolher uma. Elenquei alguns desses cuidados, que costumeiramente são desconsiderados, para quem deseja investir em franquias.

Receba gratuitamente o e-book “6 Passos para Construir uma Empresa de Sucesso”

Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.>

Cuidado 1

Não tome decisão por impulso. Investir numa franquia não quer dizer que terá sucesso. A aquisição de uma franquia costuma ser caro. É necessário controlar a ansiedade e não se deixar levar pela conversa persuasiva da empresa franqueadora. Só para se ter uma ideia, a Lei de Franquias determina que o contrato de venda só pode ser assinado dez dias depois da entrega da COF (Circular de Oferta de Franquia), para evitar a compra por impulso.

Cuidado 2

Se você é um sujeito que não gosta de seguir regras, evite adquirir uma franquia. O franqueado não terá muita liberdade para criar, pois deve seguir o padrão determinado pela franqueadora, que é a proprietária da marca. Como indica uma matéria publicada no Estadão: Franquia é uma negócio como qualquer outro, com o detalhe (fundamental) de que a margem de inovação do franqueado é bastante reduzida. Como todos os processos são pré-definidos com o objetivo de harmonizar a operação, novas ideias geralmente são bem vindas, mas devem ser submetidas de antemão ao franqueador. Franqueados que teimam em mudar as regras de jogo, geralmente são obrigados a abandonar a parceria.

Cuidado 3

Pesquise o máximo possível, junto aos franqueados e ex-franqueados, o cumprimento dos prazos, se o investimento realmente é o que a franqueadora afirma, seu grau de satisfação com a franquia, atendimento, apoio na gestão, treinamentos, manual, dentre outros. Você pode ter surpresas.

É necessário saber que transferência de know-how é feita e qual o suporte, treinamento e assistência lhe darão.

Associações como a ABF realizam uma série de checagens para aceitar o ingresso de uma nova franquia. Estar vinculado à uma associação não representa que o negócio é 100% seguro, mas reduz os riscos.

Cuidado 4

Investir sem ter afinidade com o segmento pode ser um tiro no pé. Muitos investem numa franquia pensando apenas no retorno financeiro que poderá ter, sem considerar o dia a dia da operação, que é mais importante, muitas vezes, que o produto e marca.

Cuidado 5

Não pense que a taxa de marketing será totalmente utilizada para sua região. Na verdade, a taxa de marketing, em geral, não é utilizada para ações locais. Você não pode considerá-la para atingir o seu público-alvo. Assim, exigirá novos desembolsos com marketing local para atrair e fidelizar seus clientes.

Cuidado 6

Não pense que você vai trabalhar menos porque investiu numa franquia. Muito pelo contrário. Trabalhará mais! Além disso, terá que prestar contas constantemente à empresa franqueadora, afinal, ela é detentora da marca.

Conselho do Estadão: Alguns franqueados passam o negócio para outras pessoas da família, como uma espécie de presente. O resultado pode ser desastroso, principalmente se o novo comandante não tiver condições de administrar a franquia.

Cuidado 7

Cuidado ao alugar um ponto comercial. Já pensou no risco que é alugar por um tempo menor que o contrato de franquia? Imagine o esforço e custo ao investir dinheiro num ponto que pode ser hoje, e amanhã, não.

Cuidado 8

O contrato de franquia, em geral, tem prazo de validade. Não pense que você poderá utilizar aquela marca pelo tempo que quiser. A renovação depende muito da empresa franqueadora. Assim, é necessário ficar atento e procurar saber antes os percentuais, tempo e valores da renovação.

Cuidado 9

Analise muito bem os números, pois muitas franquias não consideram custos e despesas como deveriam (ou subestimam valores), a fim de justificar a rentabilidade que é passada para os potenciais franqueados. Dessa maneira, o retorno do investimento será superior ao que é informado pelo franqueador. Como se trata de uma média, que não necessariamente é a média da rede (caso a franquia informe que é, estão deve-se pedir que se prove), há essa margem de erro para mais e para menos. Conselho: tenha capital de giro!! 🙂

É necessário que o empresário tenha noção dos custos, retorno financeiro, investimento inicial e os indicadores financeiros. Atenção também no dimensionamento do capital de giro pois, na prática, geralmente é mais do que informam.

Cuidado para não transformar em um emprego comprado! Todo investidor merece ter o retorno devido, mas o risco deve ser calculado.

Oportunidades de franquias bem formatadas e com capacidade de auxiliar o franqueado a dar o arranque inicial à operação exigem taxa de franquia, verba de comunicação e dinheiro para programas de treinamentos. Então, atenção nas franquias muito baratas.

Cuidado 10

A forma como você é atendido durante o processo de escolha e compra da franquia, provavelmente, é o limite. Não espere mais. Isso quer dizer que você deve ter bastante atenção, sobretudo no momento de amadurecimento do negócio, para não ter surpresa quanto ao apoio que a franqueadora irá lhe oferecer. Assim, inscreva-se em diversos processos de seleção de franqueados. Para isso, o conselho é se inscrever em mais de um processo de seleção de novos franqueados e avaliar o atendimento do franqueador (e deixar o caminho aberto para novas franquias).

Um problema recorrente é o de relacionamento entre o franqueador e o franqueado. Geralmente as incompatibilidades entre as partes passam despercebidas ao longo do processo de seleção motivadas pela vontade do franqueado em ser aceito e do franqueador em vender mais uma unidade.

Cuidado 11

O tempo de mercado não é fator determinante para que você tenha sucesso com a franquia. Muitas franqueadoras possuem centenas de franquias e não dão a devida atenção para seus franqueados.

A  maturidade da franquia não deve ser medida pelo tempo, fama da marca ou quantidade de franqueados que vai dizer isso. O mais importante é ser criterioso e entrar em contato com o máximo de franqueado possível.

Cuidado 12

Busque informação sobre o aspecto legal. Todo o tipo de acordo deve constar em um contrato. Evite . Por exemplo: Um momento importante no processo de compra ou não de uma franquia é o de análise da Circular de Oferta de Franquia (COF). É dado ao franqueado 20 dias para esse processo. É fundamental submeter o documento a um advogado.

Conselho do Estadão: proteja-se contratualmente da competição interna. Algumas redes, na intenção de expandir seu faturamento, acabam vendendo unidades demais em uma mesma área comercial. Com isso, franqueados passam a competir entre si pelos mesmos clientes, canibalizando os resultados. Procure conversar com demais franqueados e até mesmo especialistas em gestão de franquias para conhecer, na prática, a política de expansão de determinada rede. A regra é desconfie muito antes para não se arrepender depois.

Baixe uma Planilha Fluxo de Caixa Completa (sem qualquer bloqueio de fórmula)

Vale salientar que para receber todos os bônus GRATUITAMENTE, é necessário acessar seu e-mail e confirmar o cadastro. Veja também na lixeira do e-mail.>

Coloque seu e-mail na área onde tem "Conteúdo Gratuito" para receber e-books, dicas e atualizações do Blog Consultoria a Distância. Comente também abaixo. Divulgue pelo Facebook e assine o canal do Youtube.

2 Comentários


  1. Boa tarde.
    Me chamo Leandro e a 2 anos possuo uma clinica de estetica e um salão de cabeleireiros em sociedade com minha esposa. Sou profissional da área de TV e não possuía experiência na área de beleza e estetica, porém como e uma área promissora resolvemos investir em uma franquia do setor. Acontece que não tivemos o suporte esperado e resolvemos nos desligar e tocar o negocio por conta própria.
    De fato o desgaste com a franqueadora e as despesas que tivemos para nos reestruturar consumiram todo capital que tinha disponível e atualmente estamos em uma situação financeira bem complicada.
    Gostaria de aproveitar esse canal para traçar algumas diretrizes e tirar duvidas.
    Desde já agradeço pela atenção.

    Responder

    1. Prezado Leandro,
      Fique a vontade! Estou aberto para sanar quaisquer dúvidas.
      Abraços!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.